TAB
magazine
tecnologia
arquivos
bibliotecas

ISSN 1647-6115
Outubro de 2010 | nº 17

Editor: Luís Miguel Ferros
Contacto: tab@keep.pt
Próximos eventos:
18 de Novembro de 2010 - VI Conferências do Cenáculo
Vai realizar-se no dia 18 de Novembro, na Biblioteca Pública de Évora, a VI Conferência do Cenáculo com o tema "A Biblioteca 2.0 - oportunidades e desafios para as bibliotecas do século XXI", organizada pela FCT, CIDEHUS, DGLB, BPE.
Ler mais...
23 a 25 de Novembro de 2010 - Conference "Archives on the Web"
Nos dias 23 a 25 de Novembro, vai realizar-se em Viena, Áustria, a conferência com o tema "Archives on the Web – Experiences, Challenges, Visions".
Ler mais...
25 e 26 de Novembro de 2010 - 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Livre
Vai realizar-se nos dias 25 e 26 de Novembro, na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, a 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Livre.
Ler mais...
7 de Dezembro de 2010 - I Jornada Nacional de Arquivos Diocesanos
Vai realizar-se no dia 7 de Dezembro, no Seminário de Santarém, a I Jornada Nacional de Arquivos Diocesanos com o tema "Estratégias e práticas na gestão da informação", organizada pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
Ler mais...


A KEEP SOLUTIONS oferece uma vasta gama de serviços de suporte ao software de gestão de arquivos definitivos DigitArq, bem como, um conjunto de produtos especialmente vocacionados para a área cultural, nomeadamente, migração de dados, recuperação de suportes, preservação digital, gestão de informação, arquivo digital, entre outros.
Museu do Douro vai utilizar o DigitArq

O Museu do Douro vai utilizar a versão 3 do DigitArq. Através dos seus 7 módulos funcionais, o DigitArq garantirá a gestão global do arquivo de forma a garantir as necessidades dos seus profissionais.
Entre estas, encontram-se a descrição arquivística, gestão de projectos de digitalização, publicação Web e a navegação e pesquisa. Recentemente o DigitArq também dispõe do módulo de interoperabilidade OAI-PMH, o qual torna este software 100% compatível com a adesão ao Portal Português de Arquivos.

-------------------------------------------------------------------------------------
O ISCTE adjudicou à KEEP SOLUTIONS as soluções KOHA e RETRIEVO

O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa adjudicou à KEEP SOLUTIONS a implementação, manutenção e suporte das soluções Koha - gestão integrada de bibliotecas e RETRIEVO - portal agregador de conteúdos. O Koha permitirá promover os seus conteúdos, conhecer os seus utilizadores e disponibilizar serviços que levem a biblioteca até aos seus leitores e a estenda para além do seu espaço físico.
O portal RETRIEVO permitirá agregar os conteúdos recolhidos a partir de alguns dos seus sistemas de informação (e.g. repositório instituicional DSpace, sistema de gestão integrada de bibliotecas Koha). Os conteúdos recolhidos poderão ser consultados através do portal, possibilitando a sua rápida localização independentemente do sistema ou local onde estes se encontram armazenados.

-------------------------------------------------------------------------------------
Um terço da população mundial estará online até ao final do ano

Até ao final deste ano, um terço da população mundial estará online, de acordo com estatísticas das Nações Unidas. Nos últimos cinco anos, o número de pessoas online duplicou, cifrando-se agora em cerca de dois mil milhões, indicou a agência da ONU para as tecnologias de informação e comunicação, a ITU (International Telecommunications Union).
Relatórios desta agência estimam que 71 por cento das pessoas nos países ocidentais vão estar online até ao final deste ano, por comparação com os 21 por cento que se prevê que o façam nos países em vias de desenvolvimento.
Ler mais...

-------------------------------------------------------------------------------------
Entre Facebook, Twitter e demais rede sociais online, os portugueses somam, em média, 196 "amigos"

O número coloca Portugal em quarto lugar entre os 17 países europeus listados num estudo global, divulgado ontem pela empresa de análises britânica TNS, que questionou 50 mil pessoas em 48 países.
Mais sociais do que os portugueses são os noruegueses (com uma média de 216 “amigos”), os polacos (201) e os gregos (198).
O estudo mostra ainda que os portugueses passam 13 horas por semana online e que a actividade mais importante, de longe, é o e-mail, que foi destacado por 64 por cento dos inquiridos.
As redes sociais surgem em segundo lugar, com 15 por cento a classificarem-nas como a actividade mais relevante.
Ler mais...

Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.

Copyright © 2009 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.