Dezembro de 2013 | nº 54
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Consultar números anteriores...
 
 
Vila Franca de Xira aposta em solução integrada para gestão de arquivo e biblioteca
 
O Município de Vila Franca de Xira adjudicou à KEEP SOLUTIONS a solução integrada de arquivo e biblioteca de forma a gerir de forma centralizada e consolidada toda a informação produzida e gerida pelos seus arquivos e bibliotecas.

A solução integradora assenta na conjunção das soluções Archeevo® e Koha recorrendo ao software Retrievo®, uma solução de pesquisa federada, desenvolvida nos laboratórios da KEEP SOLUTIONS, que permite pesquisar informação em diversas bases de dados em simultâneo, dando a possibilidade ao utilizador de numa única interface de pesquisa, localizar informação armazenada em diferentes sistemas.

O Município de Vila Franca de Xira vai ter um novo espaço cultural, projetado pelo Arquiteto Miguel Arruda, que será composto por sete pisos, incluindo sala polivalente, área de exposições, cafetaria, biblioteca com secções para crianças e adultos e uma área de arquivo com as melhores condições de conservação, dando resposta a uma das principais lacunas atualmente sentidas neste domínio.

 
Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto vai utilizar o Koha para a gestão da sua biblioteca
 
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) vai utilizar o Koha para a gestão da sua biblioteca. A solução até agora utilizada era o Porbase, contudo consideram que já não responde aos requisitos da instituição. A escolha recaiu pela solução Koha, por se tratar de um software open-source com as características necessárias ao cumprimento das necessidades impostas.

A KEEP SOLUTIONS será a empresa responsável pela prestação de todos os serviços de configuração, instalação, migração de dados, formação e manutenção e suporte. A vasta experiência da empresa nesta área e neste software fizeram com que o IVDP depositasse a confiança necessária na KEEP SOLUTIONS para a prestação de todos os serviços necessários para a implementação deste sistema de gestão de biblioteca.

A Biblioteca do IVDP data de 1933 conservando, por isso, um vasto acervo documental, especialmente dedicado à temática do Vinho do Porto nos seus diferentes aspectos nomeadamente técnico, histórico, económico, geográfico e etnográfico.

 
 
Arquivo Distrital de Braga com acervo online
 
O acervo do Arquivo Distrital de Braga (ADB) já está disponível ao público, em http://pesquisa.adb.uminho.pt. O cidadão pode aceder gratuitamente em casa, no trabalho, nas aulas ou no smartphone a um novo instrumento de pesquisa, a descrições detalhadas e a descarregar as preciosas imagens digitais. A aplicação e a interface de pesquisa é o produto Archeevo da spin-off da Universidade do Minho KEEP SOLUTIONS. Sendo um dos maiores e mais relevantes arquivos portugueses, tem tido uma procura crescente dos mais diversos países, sobretudo na área de genealogia. A disponibilização online permite ainda uma melhor preservação dos documentos seculares, bem como alargar os projetos e competências do ADB.

Na base da dados de descrição arquivística estão já com inseridos mais de 100 mil registos, valor que deve duplicar num ano, durante o qual ficarão associados a cerca de 500 mil imagens digitais. A colocação de conteúdos será diária e gradual. Espera-se atingir a prazo alguns milhões de imagens uma vez que o ADB possui 5 km de documentação, envolvendo mais de 500 arquivos, alguns deles nunca tratados. Estamos perante "uma revolução". À medida que cada documento for inserido na rede virtual, retira-se o acesso físico ao seu original por motivos de preservação. “Há conteúdos em suportes fragilizados e, se não forem manuseados, apanham menos luz e diferenças de humidade e temperatura, o que é essencial para a sua preservação”, diz o diretor do ADB, António Sousa.

Fonte e mais informações.

 
A Noruega vai digitalizar todos os seus livros e disponibilizá-los gratuitamente
 
É um cenário que começa a ser cada vez mais possível, consultar todos os livros das bibliotecas nacionais de diferentes países através do computador.

Na Noruega, pelo menos, esse cenário não é qualquer coisa de distante. É que, ali, a Biblioteca Nacional está a ser digitalizada na íntegra, com processamento de texto incluído, para que possa ser facilmente alvo de pesquisa na rede, como é possível verificar no sítio da internet da instituição.

É verdade que a Finlândia e o Reino Unido já tinham desencadeado algo de semelhante, como recordava há dias o The Huffington Post, e o Google, por seu lado, tem digitalizado o acervo de bibliotecas e outras instituições em vários países, incluíndo em Portugal, onde começou, em 2008, por digitalizar e disponibilizar livros da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Para já, e até 2012, foram digitalizados 350 mil jornais, 235 mil livros e 240 mil páginas de manuscritos, o mesmo sucedendo com outras formas de media, como programas de rádio ou televisão. Resta dizer que a completa digitalização da Biblioteca Nacional da Noruega não representará a morte da colecção física, que se manterá intacta.

Fonte e mais informações.

 
 
DGLAB divulga Relatório Estatístico 2012 sobre as bibliotecas públicas
 
Já se encontra disponível o Relatório Estatístico 2012 relativo à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). Este relatório estatístico, produzido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, resulta do inquérito que todos os anos é dirigido às bibliotecas RNBP, no sentido de obter informação sobre os seus recursos e serviços, nomeadamente sobre o fundo documental, pessoal, utilizadores, atividades de promoção da leitura, etc. Apresenta também alguns indicadores estatísticos respeitantes aos quatro últimos anos analisados.

Consulte o Relatório Estatístico 2012.

Fonte: http://dglab.gov.pt/relatorio_estatistico_rcbp/

 
Novo sítio da DGLAB na Internet
 
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas tem um novo sítio na Internet em http://dglab.gov.pt.

O site da DGLAB pretende satisfazer as necessidades de um diversificado público potencial que procura aceder a uma multiplicidade de informação e de serviços abrangidos pelas atribuições e competências de um organismo que, resultante da fusão de anteriores entidades, tem hoje uma responsabilidade acrescida na vida cultural portuguesa.

De facto, é obrigação da DGLAB, como o próprio nome caracteriza, coordenar a execução de políticas nas áreas do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas Públicas.

  Eventos        
 
 
Congresso Internacional - A Biblioteca da Universidade: permanência e metamorfoses
 
16 a 18 de janeiro 2014
 
Tendo como pano de fundo as Comemorações dos seus 500 anos, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra vai organizar um Congresso Internacional subordinado ao tema "A Biblioteca da Universidade: permanência e metamorfoses", que terá lugar nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2014, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Ler mais...
 
 
As Bibliotecas da Saúde: Que Futuro?
 
27 a 28 de março de 2014
 
As XI Jornadas APDIS : "As Bibliotecas da Saúde: que futuro?" pretendem constituir um espaço de reflexão sobre o futuro das bibliotecas da área da saúde e, consequentemente, dos profissionais que aí desempenham funções, face à complexidade de abordagens que a problemática do acesso à informação científica e técnica apresenta nos nossos dias.

Ler mais...
 
 
IS&T Archiving 2014
 
13 a 16 de maio de 2014
 
Vai realizar-se de 13 a 16 de maio de 2014 o IS&T Archiving 2014, que decorrerá em Berlim, Alemanha.

O IS&T Archiving 2014 reunirá uma comunidade única de especialistas de bibliotecas e e instituições de tecnologia da informação para discutir e explorar a área da expansão de arquivo digital e preservação.

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2013 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.