Fevereiro de 2014 | nº 56
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Consultar números anteriores...
 
 
Campanha de desconto para implementação de repositórios DSpace
 
A KEEP SOLUTIONS lançou uma campanha de desconto para a implementação de repositórios baseados na plataforma DSpace. Trata-se de um desconto de 50% sobre o preço dos serviços de instalação e configuração, válido até 31 de agosto de 2014.

O DSpace é um software open-source que permite implementar repositórios institucionais, sistemas de gestão de informação que servem para armazenar, preservar e difundir a produção intelectual de uma instituição.

Para além de constituírem uma forma de promover o acesso à informação, no contexto de instituições que realizam investigação (e.g. instituições de ensino superior, laboratórios do estado, hospitais, etc.), os repositórios institucionais contribuem para aumentar o impacto da sua produção científica, potenciando a sua visibilidade e acessibilidade, bem como facilitar a gestão e preservação da sua memória intelectual.

Mais informações acerca desta campanha: sales@keep.pt
 
Arquivo do Município de Vila Franca de Xira on-line
 
O Arquivo Municipal de Vila Franca de Xira disponibilizou recentemente o seu acervo documental on-line, possibilitando a consulta dos seus fundos arquivísticos a todas as pessoas interessadas. A consulta poderá ser realizada a partir do endereço http://arquivo.cm-vfxira.pt/.

Cumpre-se assim a principal função de um Serviço de Arquivo Municipal, que é informar tanto a instituição produtora – a Câmara - como os cidadãos. Para informar há que controlar, descrever e localizar os documentos, operações-chave que emergem do processo de tratamento documental e recuperação da informação.

É o software Archeevo da KEEP SOLUTIONS que é responsável pela gestão do arquivo. Tal gestão passa pela descrição arquivística, avaliação e seleção de documentação, integração e associação de representações digitais, publicação de conteúdos na Web, gestão de produtividade, etc.

 
 
A implementação do software Koha no contexto da rede de bibliotecas do concelho de Constância
 
Em setembro de 2011 era assinado o Protocolo de Cooperação que institui a Rede de Bibliotecas do Concelho de Constância.

Estava, então, aberto o caminho para a adoção de um sistema concelhio de gestão das bibliotecas… Estava aberto o caminho para o desenvolvimento do OPAC concelhio…. Estava, também, aberto o caminho para a implementação do cartão único de leitor… E estava aberto o caminho para sedimentar uma intrincada teia de colaborações entre as entidades aderente.

Faltava, contudo, a ferramenta informática que potenciasse a exploração deste novo universo à nossa disposição. A escolha viria, no inicio de 2012, a recair no software open-source KoHa.

Porquê o open-source? E porquê o KoHa? O open-source pela inexistência de custos de licenciamento associados e pela possibilidade de implementar desenvolvimentos adicionais. O KoHa porque apresentava requisitos técnicos e funcionais alinhados com as necessidades e desafios inerentes a uma rede concelhia de bibliotecas (e.g. biblioteca municipal, polos da biblioteca municipal, bibliotecas escolares, centros de documentação, etc.).

Integradas as várias bases de dados (bibliográficas e de utilizadores) das bibliotecas num sistema unificado (KoHa), configuradas as folhas de recolha de dados para as diversas tipologias documentais a catalogar, definidas as regras de empréstimo e circulação de documentos (e.g. períodos de empréstimo, multas, reservas, renovações, etc.) das várias bibliotecas, definidas as tipologias de utilizadores, parametrizada a emissão de cartões e o layout das etiquetas, realizada a configuração gráfica do OPAC e em maio de 2012 a Rede de Bibliotecas do Concelho de Constância iniciava a utilização do software open-source KoHa.

O catálogo da rede de bibliotecas de Constância está disponível em: http://bibliotecas.constancia.pt/.


Rui Duarte
Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, Constância
 
Biblioteca da Ordem dos Arquitectos utiliza o software de gestão integrada de bibliotecas Koha desde Abril de 2013
 
Criada em 1904 pela Sociedade dos Arquitectos Portugueses, a Biblioteca é depositária dum fundo documental que remonta a 1728 e cujos documentos testemunham parte da vida associativa dos Arquitectos portugueses nos últimos cento e cinquenta anos.

Vocacionada para apoiar as atividades de investigação dos Membros da Ordem dos Arquitectos, encontra-se aberta ao público em geral, disponibilizando um acervo especializado nas temáticas da Arquitectura e do Urbanismo, superior a 30.000 documentos. Inclui ainda obras de áreas científicas análogas: Conservação, Restauro, História, Património, Teoria, etc. Faculta igualmente a consulta de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado.

A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos adjudicou à KEEP SOLUTIONS, os serviços de implementação, parametrização e migração de dados para o software open-source Koha, tendo o Catálogo Bibliográfico sido disponibilizado online em Abril de 2013.

O Koha permitiu integrar no catálogo colectivo os documentos pertencentes aos vários fundos documentais.

A gestão da biblioteca através do Koha contempla a catalogação, classificação e indexação das publicações, integração e associação de conteúdos digitais e audiovisuais, publicação na Web dos conteúdos disponíveis na página da Biblioteca na Internet e inserção de notícias/avisos.

Permite ainda alterar parâmetros da base, criar bibliotecas, efectuar a gestão das aquisições, de leitores e de empréstimos.

A página da biblioteca poderá ser consultada no endereço http://catalogo.biblioteca.oasrs.org/.


Fátima Coelho Mendes
Biblioteca da Ordem dos Arquitectos, Secção Regional Sul

 
 
Encontro Internacional de Arquivos: Da produção à preservação informacional
 
O Encontro Internacional de Arquivos, a decorrer em 3 e 4 de Outubro na Universidade de Évora, pretende constituir-se como um fórum de debate e de partilha de conhecimentos, contribuindo para o reforço das competências dos profissionais de informação no exercício da sua actividade.

A data limite para o envio de propostas é 31 de março. Os eixos temáticos são no âmbito dos seguintes eixos temáticos: Sistemas de informação pretéritos, Gestão da informação no século XXI e Preservação Digital.

Mais informações em: http://eiarquivos2014.weebly.com/

 
Congresso Nacional de Arquivologia (Brasil): sustentabilidade e inovação
 
O VI Congresso Nacional de Arquivologia - CNA, que ocorrerá de 20 a 23 de oututbro de 2014, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Através da Associação dos Arquivistas do Rio Grande do Sul - AARS, este congresso tem como tema: "Arquivologia: sustentabilidade e inovação". O VI CNA será realizado na cidade de Santa Maria, um dos pólos universitários do Estado, que abriga uma das maiores universidades do RS, a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, que está entre as três universidades do Rio Grande do Sul que formam arquivistas, assim como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e a Universidade Federal de Rio Grande - FURG.

A submissão de trabalhos decorre entre 1 de março e 31 de maio.

Mais informações em: http://www.aargs.com.br/cna/
  Eventos        
 
 
As Bibliotecas da Saúde: Que Futuro?
 
27 a 28 de março de 2014
 
As XI Jornadas APDIS : "As Bibliotecas da Saúde: que futuro?" pretendem constituir um espaço de reflexão sobre o futuro das bibliotecas da área da saúde e, consequentemente, dos profissionais que aí desempenham funções, face à complexidade de abordagens que a problemática do acesso à informação científica e técnica apresenta nos nossos dias.

Ler mais...
 
 
IS&T Archiving 2014
 
13 a 16 de maio de 2014
 
Vai realizar-se de 13 a 16 de maio de 2014 o IS&T Archiving 2014, que decorrerá em Berlim, Alemanha.

O IS&T Archiving 2014 reunirá uma comunidade única de especialistas de bibliotecas e e instituições de tecnologia da informação para discutir e explorar a área da expansão de arquivo digital e preservação.

Ler mais...
 
 
2ª Conferência Anual de Arquivos
 
11 a 15 de outubro 2014
 
A cidade catalã de Girona, através do seu Arquivo Municipal, acolhe e organiza a 2ª Conferência Anual do Conselho Internacional de Arquivos – ICA, no mês outubro de 2014, tal como aprovado pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, reunida em 24 de agosto de 2012 na cidade australiana de Brisbane.

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2013 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.