Maio de 2014 | nº 59
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Consultar números anteriores...
 
 
Koha: open-source ao serviço das bibliotecas modernas
 

A KEEP SOLUTIONS realizará já esta sexta-feira o seu segundo workshop dedicado ao Koha, com a designação “Koha: open-source ao serviço das bibliotecas modernas”, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em Lisboa.

Nesta Era Informacional, recheada de reformas, não há nada que fique apático à mudança. Em vez de software fechados ao progresso, permutamos para soluções de software open-source. O Koha é o software open-source mais utilizado do mundo para gestão integrada de bibliotecas. De bibliotecas tradicionais caminhamos para bibliotecas digitais, mais próximas dos seus utilizadores, em busca do conhecimento e de uma sociedade livre de iliteracia. A KEEP SOLUTIONS faz parte da comunidade Koha, onde contribui diariamente para a sua evolução, tornando-o numa solução alternativa e de elevado potencial para a gestão de médias e grandes bibliotecas.

O número de inscritos já ultrapassa os cem. Para aqueles que têm interesse em participar no workshop mas ainda não tiveram oportunidade de se inscrever, as inscrições estarão abertas até ao dia 2014-06-03: http://www.keep.pt/workshop-nacional-sobre-o-koha-formulario-de-inscricao




 
Uma nova vida aos Museus de Ponte de Lima
 

A crescente e diversificada rede museológica no concelho de Ponte de Lima impôs um olhar mais atento na gestão e difusão da informação. Até agora, cada museu dispunha da sua própria página na web, provocando, dessa forma, uma maior dispersão nos conteúdos.

Com o intuito de criar ferramentas para tornar a comunicação mais imediata e flexível, o Município de Ponte de Lima decidiu apostar numa plataforma única, cujos conteúdos fossem concentrados num só website, no qual pudesse constar toda a informação inerente a cada museu, bem como o seu programa de inventário.

Tendo em conta os serviços prestados ao município limiano, a KEEP SOLUTIONS desenvolveu uma plataforma que fosse ao encontro das necessidades de uma rede integrada, criando soluções não só para os técnicos dos respetivos museus, mas também para o público que pretende ter acesso a uma informação mais vasta e específica na nova plataforma: “Museus de Ponte de Lima”.

O sitema é suportado pelo software MUSEO e o catálogo da rede de museus de Ponte de Lima está disponível em: http://catalogo.museuspontedelima.com/

Patrícia Carlos
Museu do Brinquedo de Ponte de Lima

 
 
Arquivos e a Web semântica
 

A BAD realizou no dia 16 de Maio, a quarta sessão do “Ciclo de reflexões e debates”. A sessão, subordinada ao tema “Arquivos e Web semântica”, teve como oradores convidados o Eng. Pedro Henriques, professor da Universidade do Minho, e o Eng. José Carlos Ramalho, da empresa KEEP SOLUTIONS, e foi moderada por Pedro Penteado, membro da coordenação do GT-GDA.

Esta sessão pretendeu analisar as múltiplas relações possíveis entre a Web semântica e os arquivos, bem como o potencial da sua exploração pelos arquivistas.

Parte do conceito de Web semântica, através da qual se pretende capturar o significado de dados e informações disponíveis na Internet, provenientes de várias fontes, com destaque para as de natureza arquivística, e indica como como se cria um ambiente no qual os computadores podem processar, compreender e interligar esses conteúdos, potenciando a sua exploração.

Para o efeito, é necessário construir vocabulários, ontologias e outras ferramentas normalizadas que permitam embutir semântica na estrutura das informações disponíveis na Web, interligando-as e tornando-as interoperáveis e reutilizáveis em variados contextos. A Web semântica, garantindo um acesso interligado e integrado aos bens informacionais e culturais, constitui atualmente um dos grandes desafios para os profissionais da informação, em geral e para os arquivistas, em particular.





 
Tribunal de Justiça da União Europeia reconheceu o direito dos cidadãos a serem “esquecidos”
 

O Tribunal de Justiça da União Europeia reconheceu o direito dos cidadãos a serem “esquecidos” na Internet e a pedirem ao Google e a outros motores de busca para retirarem as ligações a informações pessoais.

A decisão, tomada depois de uma queixa de um cidadão espanhol, aplica-se a informações “inadequadas, não pertinentes ou já não pertinentes ou excessivas em relação ao objetivo pelo qual foram processadas tendo em conta o tempo decorrido”.

O tribunal baseia a decisão na conclusão de que, ao abrigo das atuais normas de proteção de dados na UE, “um motor de busca na internet é responsável pelo processamento que faz de dados pessoais”.

A Google disse-se dececionada com a decisão e sublinhou que ela contradiz um parecer dado em 2013 por um dos principais advogados do tribunal europeu.

A Google argumentou neste processo que é responsável unicamente por encontrar a informação, a qual, desde que seja correta e legal, e dessa forma parte do registo público, não deve ser obrigada a apagar, o que constituiria “censura”.

O processo foi aberto por um espanhol, Mario Costeja González, que apresentou queixa depois de ver recusado pela Google um pedido para eliminar informações pessoais – um leilão de imóveis para pagamento de dívidas à Segurança Social – que apareciam na versão ‘online’ de um jornal espanhol vários anos depois de a disputa legal ter sido resolvida.

 
 
DGARQ promove em vídeo sensibilização para a preservação digital
 

A Direção-Geral de Arquivos publicou um vídeo de sensibilização para a importância da preservação digital.

Preservação digital engloba o conjunto de atividades ou processos responsáveis por garantir o acesso continuado, a longo-prazo, à informação existente em formato digital. A preservação digital consiste na capacidade de garantir que a informação digital permanece acessível e com atributos de autenticidade suficientes para que possa ser interpretada no futuro mesmo recorrendo a uma plataforma tecnológica diferente daquela que foi originalmente utilizada no momento da sua criação.


 
Novo memorando fortalece a colaboração global na preservação digital
 

O Open Planets Foundation (OPF) e a Digital Preservation Coalition (DPC) anunciaram um novo memorando com intenção de reforçar a colaboração em curso, para enfrentar os desafios da preservação digital.

Assinado pelo Diretor Executivo da OPF, Ed Fay, e pelo Diretor Executivo da DPC, William Kilbride, na sede da DPC em Glasgow, o memorando compromete que ambas as organizações compartilhem conhecimentos e experiências, proporcionem eventos em conjunto e apoiem o desenvolvimento de ferramentas e melhores práticas na preservação digital.

  Eventos        
 
 
Webinar: Ferramentas e serviços para preservação digital
 
4 de junho de 2014
 
As inscrições estão abertas para o próximo curso do DPC Tecnologia Bytes: "Introdução às ferramentas e serviços para a preservação digital." O próximo webinar, será conduzido pelo Luís Faria da KEEP SOLUTIONS e terá lugar no dia 4 de junho, quarta-feira, das 13hh00 às 14h30.

Ler mais...
 
 
Mostra Documental "A Marinha e os Arquivos"
 
9 a 23 de junho de 2014
 
No âmbito da comemoração do “Dia Internacional dos Arquivos”, a BCM – Arquivo Histórico irá divulgar a Mostra Documental “A Marinha e os Arquivos”.

Ler mais...
 
 
O VI Congresso Nacional de Arquivologia no Brasil
 
20 a 23 de outubro 2014
 
O VI Congresso Nacional de Arquivologia ocorrerá no mês de Outubro, nos dias 20 a 23, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O tema intitula-se “Arquivologia: sustentabilidade e inovação”, num ano em que a CNA faz dez anos.

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2014 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.