Setembro de 2014 | nº 63
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Consultar números anteriores...
 
 
KEEP SOLUTIONS organiza workshop no VI Congresso Nacional de Arquivologia
 

VI Congresso Nacional de Arquivologia sob o tema "Arquivologia: sustentabilidade e inovação", que terá lugar em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, nos dias 20 a 23 de outubro conta com a participação e patrocínio da KEEP SOLUTIONS.

Há uma década que a CNA trabalha em prol de uma rede de integração profissional, incentivando e qualificando a pesquisa científica em Arquivologia, focado na capacitação e qualificação profissional.

O Congresso Nacional contará com vários workshops, nomeadamente um organizado pela KEEP SOLUTIONS: Preservação Digital: Conceitos, Técnicas e Políticas para a Preservação de Objetos Digitais, pelo Dr. Miguel Ferreira e o Eng. Luís Faria.







 
Bibliotecas podem digitalizar livros sem permissão
 

As bibliotecas europeias podem digitalizar livros e disponibilizá-los em pontos de leitura electrónica sem terem de obter o consentimento do detentor de direitos de autor, esclareceu o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE). A deliberação refere-se a um processo de consulta por parte do tribunal alemão, sobre o caso que envolveu a Universidade Técnica de Darmstadt.

A instituição académica digitalizou um livro publicado pela editora alemã Eugen Ulmer, para torná-lo disponível nos seus postos de leitura electrónica, mas recusou-se a pagar a licença de livro electrónico. A empresa procurou impedir a universidade de digitalizar o livro e quis impedir também os utilizadores da biblioteca de imprimir ou copiar o livro para uma drive USB, de modo a usá-lo fora da biblioteca, explicou o TJUE, num comunicado.

De acordo com a directiva de direitos de autor da UE, os autores têm o direito exclusivo de autorizar ou proibir a reprodução e comunicação das suas obras, lembrou o tribunal. A directiva prevê igualmente excepções ou limitações a esse direito, ressalva.

 
 
Nos EUA haverá uma biblioteca sem um único livro em papel
 

Com a migração da leitura para as plataformas digitais, os livros em papel tendem a perder cada vez mais adeptos, o que não significa que as pessoas deixem de frequentar bibliotecas. Com esta ideia em mente, um americano criou a BiblioTech, a primeira biblioteca pública dos Estados Unidos sem um único livro em papel.

Foi na leitura de um livro em papel – a biografia de Steve Jobs – que Nelson Wolff, um juiz do condado de Bexar, na cidade de San Antonio, no Texas, encontrou inspiração para um projecto inovador: a BiblioTech. Mas Wolff, que é um amante assumido de livros e têm uma colecção invejável de primeiras edições, ainda assim, não quis passar à margem da nova tendência de leitura, os livros digitais.

Juntamente com outros dirigentes do condado, passou alguns meses a pensar no assunto e, no Outono, os cidadãos de San Antonio já podem frequentar o novo protótipo da região, segundo o juiz, uma biblioteca desenhada – e não adaptada – para a idade digital.

Em vez de prateleiras repletas de livros, no espaço de cerca de 460 metros quadrados, encontrarão computadores onde poderão ler centenas de livros digitais. “Se quiser ter uma ideia de como será, vá até uma loja da Apple”, disse Wolff a um site local. Segundo a ABCNews, a biblioteca começará a funcionar com cem livros electrónicos (e-books), que poderão ser requisitados, ou, neste caso, descarregados e que, passado o prazo de validade estipulado, deixam de poder ser consultados. Além destes exemplares, haverá 50 e-books para crianças, 50 estações de leitura, 25 computadores portáteis e 25 tablets à disposição dos utilizadores.


 
Jornada “Gestão, preservação e acesso à informação digital”
 

No passado dia 11 de setembro teve lugar, em Ponte de Lima, a Jornada “Gestão, preservação e acesso à informação digital” promovida e organizada pela BAD, através do Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA) e da Delegação Regional do Norte da BAD, com o apoio do Município de Ponte de Lima.

Esta iniciativa, integrada na medida 3.3.5. da Agenda Digital da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), teve como principais objetivos promover o debate e a partilha de conhecimentos em torno das oportunidades e desafios que se impõem às organizações, em geral, e à administração pública, em particular, face ao atual contexto digital e à crescente produção e disseminação de informação.

A sessão de abertura foi presidida por Paulo Sousa, vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e por Alexandra Lourenço, na qualidade de Presidente da BAD. Seguiu-se o primeiro painel – “Sistemas de informação de arquivo e interoperabilidade”, com a comunicação proferida por Pedro Penteado e Alexandra Lourenço que, partindo das políticas e programas europeus para a interoperabilidade dos serviços públicos, centraram-se no PAEIS – Programa Administração Eletrónica e Interoperabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), e nos produtos e instrumentos a utilizar no contexto da classificação e avaliação supra institucionais, em Portugal.

[...]A jornada, que terminou com uma visita ao Arquivo Municipal de Ponte de Lima, contou com a presença de conceituados oradores e mais de 70 participantes oriundos de norte a sul do país e permitiu debater alguns dos temas mais atuais da gestão da informação.

 
 
IFLA disponibiliza sítio Web sobre normas
 

A IFLA — International Federation of Library Associations and Institutions, criou recentemente no seu portal uma área dedicada às normas (IFLA Standards). Aqui estão agrupadas as normas e outros documentos orientadores que esta organização tem vindo a publicar ao longo dos últimos 50 anos.

A criação deste sítio resulta de uma nova orientação estratégica da organização, de aposta no «desenvolvimento, atualização e cumprimento dos mais elevados padrões que suportam as melhores práticas».

As normas da IFLA — revistas, publicadas e atualizadas regularmente — refletem um consenso alargado sobre regras, princípios e boas-práticas numa área ou serviço específicos, e pretendem servir e beneficiar toda a comunidade bibliotecária internacional.

 
Pesquisa de autores
 

A Base de Dados de Autores Portugueses, da responsabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, é a maior base de dados biobibliográficos de autores portugueses disponível online, reunindo presentemente mais de 5000 autores. Em constante atualização, esta base de dados teve origem no Dicionário Cronológico de Autores Portugueses que, publicado entre 1983 e 2001, contemplava já mais de 3500 autores nascidos entre o século XII e 1940.Esta base de dados de autores (Escritores) foi posteriormente alargada a ilustradores portugueses (Ilustradores).

Recentemente foi inserido um conjunto de autores de livros para a infância e juventude (Quem é Quem), elaborado para a DGLAB pela APPLIJ – Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil.



  Eventos        
 
 
VI Congresso Nacional de Arquivologia no Brasil
 
20 a 23 de outubro 2014
 
O VI Congresso Nacional de Arquivologia ocorrerá no mês de Outubro, nos dias 20 a 23, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O tema intitula-se “Arquivologia: sustentabilidade e inovação”, num ano em que a CNA faz dez anos.

Ler mais...
 
 
III Encontro Nacional de Centros de Documentação de Museus
 
31 outubro de 2014
 
Este encontro tem como tema “Desafios da gestão integrada dos acervos nos museus”, procura trazer à discussão a reflexão teórica que começa a surgir no mundo académico, continuar a dar a conhecer algumas boas-práticas de gestão de documentação nos museus em Portugal e promover o diálogo entre os profissionais dos museus.

Ler mais...
 
 
11º Encontro Nacional de Arquivos Municipais
 
14 e 15 de novembro
 
O Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, vai realizar o 11º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, em parceria com o Município de Esposende, subordinado ao tema Arquivística e competitividade na Administração Local: Ferramentas inovadoras para a gestão da informação.

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2014 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.