Outubro de 2014 | nº 64
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Consultar números anteriores...
 
 
Outubro foi o mês internacional da Biblioteca Escolar
 

Outubro foi o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) — e um conjunto de projetos nos quais as bibliotecas podem participar: Skype Project, Bookmark Project e What people are doing for ISLM 2014.

Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu o dia 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar.

 
Digitalização: um guia simples para museus
 

Uma coleção digitalizada é um recurso flexível para qualquer museu e pode ser usado em variadíssimas formas. Boas imagens formam o coração de qualquer bom arquivo digital.

Este é um guia simples escrito por Natasha Hutcheson e apoiado pelo Conselho de Artes em Inglaterra, que permite criar um catálogo digital de coleções. Este guia começa com passos básicos de criação de uma espaço de digitalização de um museu, foca também a escolha de uma câmara e do scanner, para poder fazer uma coleção digitalizada, armazenada e recuperada.





 
 
KEEP SOLUTIONS marcou presença na 5.ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto
 

A KEEP SOLUTIONS esteve presente na 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, a qual decorreu nos dias 6 a 8 de outubro na Universidade de Coimbra. Analogamente a anos anteriores a KEEP SOLUTIONS foi uma das empresas patrocinadoras do evento, tendo ainda publicado um artigo em co-autoria com os Serviços de Documentação da Universidade do Minho e com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia intitulado “Auditoria ISO 16363 a repositórios institucionais alojados no SARI (Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais) do projeto RCAAP”.

Esta conferência visou reunir as comunidades portuguesa e brasileira, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento, através de repositórios e de revistas de acesso aberto, em instituições de investigação e de ensino superior.

A 6ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto será realizada em São Salvador da Bahia, Brasil.















 
KEEP SOLUTIONS teve uma participação ativa no VI Congresso Nacional de Arquivologia no Brasil
 

A KEEP SOLUTIONS esteve presente no VI Congresso Nacional de Arquivologia, que decorreu nos dias 20 a 23 de outubro na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Esta edição do congresso foi subordinada ao tema “Arquivologia: sustentabilidade e inovação” e contou com a presença de mais de 500 profissionais ligados à área de arquivo.

No dia 20 de outubro, segunda-feira, a KEEP SOLUTIONS foi a responsável pela workshop “Preservação Digital: conceitos, técnicas e políticas para a preservação de objetos digitais”, a qual teve como objetivo dotar os formandos de conceitos e técnicas relevantes para a implementação de estratégias de preservação digital, assim como reconhecerem a importância da preservação digital e identificar técnicas adequadas para mitigar o problema da obsolescência tecnológica. Esta workshop contou com a presença de cerca de 50 formandos, os quais avaliaram positivamente esta ação de formação e reconheceram a sua importância e aplicabilidade no contexto das suas instituições.

No dia 22 de outubro de manhã, a sessão plenária foi da responsabilidade do Miguel Ferreira, com uma apresentação intitulada “Inovação em acesso e preservação digital”, onde apresentou as problemáticas, as motivações e aquilo que se tem vindo a fazer nesta área ao nível do contexto europeu.

Foi um evento proveitoso, na medida em que houve uma partilha de experiências, comparando-se o que melhor se tem feito em Portugal e no Brasil, desde os procedimentos às ferramentas e tecnologias utilizadas para a gestão de informação de arquivo.

 
 
Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim | Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino
 

No dia 21 de novembro, a Póvoa de Varzim assinala os 500 anos do Foral Manuelino. O programa comemorativo conta com várias conferências e um workshop ao longo do dia, culminando com um jantar. Os interessados devem realizar a sua inscrição no Museu ou Arquivo Municipal.

Às 11h00, irá realizar-se a conferência de abertura “O que significa ter um Foral? A construção de uma comunidade concelhia”, por Paula Pinto Costa. Às 11h30, a conferência de José Augusto Sottomayor-Pizarro sobre “Varzim e a sua inserção no Julgado de Faria (século XIII) e, às 12h00, “Expressões de arte manuelina: o caso da Póvoa”, por Lúcia Rosas. Às 14h30, “O Foral Novo da Póvoa”, por José Marques; às 15h00, “Como se fazia um Foral: perspetiva codicológica e diplomática do Foral Novo da Póvoa”, por Maria Cristina Cunha. Todas estas conferências vão acontecer no Museu Municipal. No Arquivo, às 15h00, terá lugar um workshop para estudantes do 12º ano de escolaridade intitulado “Um foral no seu contexto: o impacto na comunidade local da chegada do Foral da Póvoa”, por Maria João Oliveira e Silva. Às 16h00, a conferência “O foral manuelino. Representações de dinâmicas marítimas”, por Amélia Polónia. Às 21h30, novamente no Museu Municipal, terá lugar um “Jantar com D. Manuel I”, uma recriação histórica com sabores de outros tempos.

 
Programa de EuroInfoLiteracia
 

O Centro de Documentação Europeia da Biblioteca e Gestão da Informação da Católica Porto atento aos novos desafios informacionais do séc. XXI, no seu inerente contexto universitário, procura responder, não só em processo de adaptação mas sobretudo como agente promotor, aos novos suportes de informação, às novas ferramentas de trabalho, aos novos meios de comunicação e a uma nova e exigente comunidade académica, num processo de aproximação entre cidadãos e instituições comunitárias.

Com efeito, a colecção física do Centro de Documentação Europeia da Católica Porto encontra-se organizada e classificada segundo a Estrutura Analítica da UE (ou Repertório de Legislação da UE), ou seja, encontra-se dividida em 20 grandes domínios.

Ora, entenderemos esta colecção como um sistema de informação e comunicação, isto é, muito mais que um acervo de obras em suporte físico. Como que num mapa mental, ela reflecte um conjunto de actividades, politicas e desafios da União Europeia. Deste modo, com este projecto, procurar-se-á dar-lhe uma outra “voz”: activa, actuante, actual, reflexiva, interpeladora, crítica e esclarecedora.




  Eventos        
 
 
Conferência “Gestão documental e governança da informação – O debate necessário”
 
11 de novembro de 2014
 
Transparência da informação e questões como a interoperabilidade e a desmaterialização são os pontos-chave do estudo que a APDSI vai apresentar no próximo dia 11 de novembro, entre as 09h00 e as 17h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras.

Ler mais...
 
 
11º Encontro Nacional de Arquivos Municipais
 
14 e 15 de novembro
 
O Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, vai realizar o 11º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, em parceria com o Município de Esposende, subordinado ao tema Arquivística e competitividade na Administração Local: Ferramentas inovadoras para a gestão da informação.

Ler mais...
 
 
Encontro Regional BAD Açores discute “desafios de uma nova era”
 
28 de novembro de 2014
 
A Delegação Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas realiza o XIII Encontro Regional da BAD Açores. Este terá lugar no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e tem como tema: “Profissionais da informação: desafios de uma nova era.”

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2014 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.