Janeiro de 2015 | nº 67
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Consultar números anteriores...
 
 
Arquivo digital guarda sons das cidades portuguesas
 

A grande apresentação do Phonambient será de 10 a 14 de Fevereiro, na Casa da Música, no Porto, num evento de entrada livre

As paisagens sonoras de seis cidades portuguesas – e também da cidade de Abu Dhabi – foram recolhidas no âmbito de um projeto português. Em Fevereiro, o Phonambient inaugura um arquivo digital online onde será possível viajar pelo património sonoro destas terras.

Imagens, cheiros e sons. Uma cidade é composta de vários ingredientes que se combinam de uma forma única definindo a sua identidade. Embora as imagens sejam registadas facilmente (sobretudo com a proliferação dos smartphone com câmaras), os sons permanecem mais efémeros.

A fim de preservar este património, a associação cultural Sonoscopia, com sede no Porto, lançou o projeto Phonambient. A equipa, composta por 14 elementos permanentes e mais cerca de 50 colaboradores externos, tem vindo a recolher, desde Agosto de 2014, os sons em seis cidades portuguesas – Porto, Braga, Tondela, Guarda, Castelo Branco, Fundão – e ainda na cidade de Abu Dhabi.

 
Apoio a Projetos: Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais
 

Estão abertas de 19 de janeiro a 19 de fevereiro as candidaturas a projetos de recuperação, tratamento e organização de acervos documentais com relevante interesse histórico, cultural e científico.

As candidaturas deverão ser apresentadas por pessoas coletivas, instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, legalmente reconhecidas, considerando-se Entidade Beneficiária do financiamento, a instituição que apresenta a candidatura e que fica responsável pela execução do projeto.

Só são aceites candidaturas on line.

Os documentos a anexar à candidatura deverão ter o formato PDF ou JPG (o tamanho máximo recomendável é 2MB). De forma a prevenir dificuldades no envio dos processos, solicita-se que se evite a sua apresentação nos últimos dias do prazo.

As candidaturas ao presente concurso devem ser enviadas até ao dia 19 de fevereiro de 2015.

 
 
Portal da informação de Vila Franca de Xira
 

A era informacional veio para ficar, e com ela, os inúmeros sítios on-line de disponibilização de conteúdos tem tido um crescimento exponencial. Saber onde procurar os conteúdos que queremos encontrar e como fazê-lo, é um dos desafio da sociedade atual.

O Município de Vila Franca de Xira dispõem de várias plataformas de informação e, numa pretensão futurista de melhor servir os seus utentes (munícipes e público em geral interessado), agregou todos os conteúdos num único sítio on-line em http://pesquisa.cm-vfxira.pt/.

A solução implementada pelo Município de Vila Franca de Xira está baseada no software Retrievo, o qual permite de forma centralizada, consolidar toda a informação produzida pelos arquivos, bibliotecas e museus do município, assim como outras fontes de informação geridas pela câmara municipal.

De uma forma geral o software Retrievo, permite a partir de uma única interface de pesquisa, recuperar conteúdos armazenados em diferentes sistemas de informação.

 
Comité Olímpico de Portugal disponibiliza o seu Arquivo Histórico online
 

O Comité Olímpico de Portugal (COP) disponibiliza através de uma plataforma online o seu Arquivo Histórico, projeto iniciado em 2013, para consulta do público.

Ao disponibilizar o seu Arquivo Histórico o COP pretende disponibilizar informação e documentação à comunidade científica e académica, mas também ao público em geral, promovendo e incentivando o estudo e a publicação de obras no domínio do desporto e do olimpismo em Portugal.

O Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal [ACOP], criado sob o princípio orientador de valorizar socialmente o desporto, sensibilizar a sociedade civil para a importância educativa, social e cultural do desporto e mobilizar os cidadãos para aprofundar o seu envolvimento com o desporto, resulta de uma parceria com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e envolve a classificação, tratamento, arquivo e descrição de todo o acervo existente através do trabalho de documentalistas e arquivistas devidamente qualificados.

 
 
Arquivo Municipal de Guimarães promove iniciativa para recolha de património junto de vimaranenses
 

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, em Guimarães, está a solicitar aos vimaranenses a cedência de fotografias, objectos, cartazes e panfletos de monumentos, tradições, festas populares, entre outras temáticas de interesse histórico sobre o património e a história do concelho de Guimarães, no âmbito da iniciativa “Uma imagem, uma memória, uma história”.

Este projecto de proximidade visa reforçar o acervo do Arquivo Municipal, através da digitalização e divulgação do material recolhido, que fará posteriormente parte da realização de exposições e de conferências ao longo deste ano, acerca de temáticas tão diversificadas como as Festas da Cidade e Gualterianas, 1ª Guerra Mundial ou o 25 de Abril de 1974.

Para comemorar o Centenário da Grande Guerra, o Município de Guimarães, através do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta (AMAP), realizará várias actividades, entre as quais, uma exposição evocativa da Grande Guerra, na qual irá dar enfâse à história local, nomeadamente aos soldados e ao Regimento de Infantaria nº 20, enquanto parte integrante e indissociável da participação portuguesa no conflito de 1914-1918.

 
Biblioteca da FCT coloca à disposição dos seus leitores um importante conjunto de recursos de informação
 

A Biblioteca da FCT coloca à disposição dos seus leitores um importante conjunto de recursos de informação essencialmente vocacionados para a história das políticas de ciência e tecnologia no contexto nacional e internacional, no século XX.

O acervo da Biblioteca da FCT é constituído por periódicos e monografias, especializadas em gestão e políticas de ciência e tecnologia, história institucional, e ainda em disciplinas como a história das ciências e das tecnologias.

A Biblioteca da FCT conserva também uma coleção de edições dos extintos Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), obras que abrangem um leque muito variado de temas e áreas científicas, igualmente disponíveis para consulta.

  Eventos        
 
 
3.ª Conferência: Privacidade, Inovação e Internet
 
30 de janeiro de 2015
 
A APDSI vai realizar a terceira edição da conferência Privacidade, Inovação e Internet. A iniciativa do Grupo Segurança na Sociedade da Informação da APDSI realiza-se entre as 9h00 e as 13h00 na Sala 2 da Culturgest, em Lisboa.

Ler mais...
 
 
Jornadas FCCN
 
10 a 12 de fevereiro de 2015
 
As Jornadas FCCN materializam o principal ponto de encontro anual das entidades que compõem a comunidade nacional de ensino superior e de investigação, nomeadamente dos seus responsáveis por serviços técnicos de informática, arquivistas e bibliotecários.

Ler mais...
 
 
Conferência sobre Bibliotecas Digitais em Texas
 
27 e 28 de abril de 2015
 
A conferência abrange temas relevantes para a criação, promoção e preservação digital do património cultural. Os objetivos da TCDL é reunir as pessoas que trabalham em projetos digitais – nomeadamente bibliotecários, gestores de informação, catalogadores, docentes, técnicos e outros, no intuito de construir um modelo prático, útil e sustentável para as bibliotecas digitais.

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2014 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.