Abril de 2015 | nº 70
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Caso não consiga visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui.
Consultar números anteriores...
 
 
Arquivos dos Governos Civis de Portugal online
 

Com a extinção dos Governos Civis, e pelo facto destas instituições terem desempenhado um papel fundamental na vida social, política e económica das regiões em que se inscreviam, o seu espólio documental constitui uma fonte extraordinária para a reconstituição da história regional e nacional que importa salvaguardar e preservar.

Atendendo a este imperativo e ao facto de estar em causa um projeto considerado prioritário e de reconhecido interesse estratégico pelo governo, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), com base num dos programas do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA), lançou um concurso público internacional para o desenvolvimento do projeto intitulado “Os Governos Civis de Portugal. História, Memória e Cidadania”.

Um dos pressupostos presentes na candidatura da SGMAI ao SAMA consistia na disponibilização da documentação através de uma aplicação informática criada para o efeito. Nesta base de dados é possível aceder a uma grande panóplia de informação nomeadamente a passaportes, eleições, associações, licenças de porta aberta, alvarás de funcionamento, processos eleitorais, desde o século XVI até à presente data. O portal de acesso a esta informação está disponível em http://agc.sg.mai.gov.pt/.

A aplicação informática que dá suporte e disponibiliza toda a informação dos extintos Governos Civis é o software Archeevo da KEEP SOLUTIONS, uma solução com caraterísticas que contribuem positivamente para o processo de interoperabilidade, e que se integra perfeitamente no Processo de Modernização da Administração Pública em curso, adequando-se às prioridades nacionais em matéria de modernização administrativa e administração eletrónica, assim como a simplificação das tarefas a cargo dos recursos da SGMAI, no que diz respeito à gestão de recursos documentais.

 
Arquivistas e informáticos: parceiros ou opositores?
 

Decorreu na passada sexta-feira, dia 24 de Abril, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, a Jornada subordinada ao tema “Gestão de Informação: interacção entre arquivistas e informáticos”.

Nesta Jornada, durante a manhã, foram apresentados casos práticos da interacção entre arquivistas e informáticos nos projectos relativos à implementação de sistemas electrónicos de gestão de arquivo (SEGA), bem como outros temas intrinsecamente relacionados. Foram partilhadas as dificuldades sentidas na interacção entre ambos os profissionais, bem como os factores críticos de sucesso decorrentes da experiência acumulada pelas diversas entidades envolvidas. Independentemente do universo se reportar a municípios ou entidades do sector empresarial do Estado, as questões essenciais acabam por ser transversais a todas as instituições. A maior parte das intervenções mencionaram a importância do apoio da gestão do topo, a dificuldade inicial sentida na comunicação entre “arquivistas” e “informáticos”, bem como a mais-valia da multidisciplinaridade das equipas.

No período da tarde assistiu-se a um entusiástico debate subordinado ao tema “O gestor da informação – que perfil?”, moderado por Carlos Guardado da Silva. Neste debate foram abordadas questões relacionadas com as competências, formação profissional, formação superior, perfil do profissional, papel da BAD enquanto associação destes profissionais, bem como a designação mais adequada para estes profissionais e para a própria associação. As intervenções colocaram o enfoque na capacidade e necessidade de criar pontes na comunicação entre “arquivistas” e “informáticos”, sem abandonar a terminologia específica de ambas as áreas do conhecimento. No entanto, sublinhou-se que deverá ser levado a cabo um esforço de adaptar a linguagem ao interlocutor, bem como cultivar o respeito pela área de intervenção de cada um dos profissionais. Outra ideia de força foi a importância dos profissionais se manterem actualizados, fazerem reciclagem e adoptarem uma postura mais pró-activa nas suas organizações. (...)

 
 
Biblioteca do IESM utiliza o Koha para a gestão da sua biblioteca
 

A Biblioteca do IESM (Instituto de Estudos Superiores Militares), especializada em Ciências Militares, tem como missão apoiar as atividades de estudo e investigação do Instituto, disponibilizando de forma adequada e profissional os recursos de informação necessários ao desempenho das atividades de Ensino, Investigação e Formação Permanente.

Para servir a sua missão e para promover o seu catálogo bibliográfico, a Biblioteca do IESM elegeu o software Koha, uma solução open-source desenhado para a gestão integrada de bibliotecas. Os serviços de instalação e configuração do software, migração dos dados legados, formação e manutenção e suporte do sistema foram da responsabilidade da KEEP SOLUTIONS.

O catálogo da biblioteca do IESM poderá ser consultado a partir do endereço http://catalogobib.iesm.pt/.

 
Jornadas Comemorativas dos 50 Anos do Arquivo Distrital de Aveiro
 

O Arquivo Distrital de Aveiro tendo sido criado em 1965, pelo decreto n.º 46350, de 22 de maio, celebra durante este ano de 2015, os 50 anos da sua fundação, organizando as Jornadas Comemorativas com a temática “Arquivos, Memória e Futuro.”

Ao longo de três dias, estas jornadas pretendem abordar experiências e fomentar a discussão em torno de projetos como a Macroestrutura Funcional, e o Plano de Classificação da Informação Arquivística para a Administração Local, o projeto Continuidade Digital, e o futuro na preservação digital, temáticas como a interoperabilidade e a acessibilidade informacional, a gestão da informação, a modernização, transparência administrativa e a simplificação de procedimentos administrativos no contexto do novo Código de Procedimento Administrativo.

Estas Jornadas propõe refletir sobre a situação em que se posicionam os Arquivos, como fatores de desenvolvimento e memória das sociedades, repositórios de conhecimento e de cultura e garantes da qualidade da Democracia. Este é o desafio das Jornadas Comemorativas dos 50 Anos: “Arquivos, Memória e Futuro”.

 
 
Apresentação do Comité Internacional de Documentação do ICOM – Emmanuelle Delmas-Glass
 

O ICOM Portugal tem como objectivo promover uma maior participação dos seus membros no trabalho desenvolvido pelo ICOM através dos seus comités internacionais. Neste sentido, iremos realizar, no próximo dia 22 de Maio, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, uma sessão de apresentação sobre o trabalho realizado por um dos maiores e mais importantes comités internacionais do ICOM, o CIDOC (Comité Internacional para a Documentação).

Esta sessão, que será conduzida por Emmanuelle Delmas-Glass (membro da direcção do CIDOC), pretende esclarecer sobre a importância do trabalho de documentação e gestão do património cultural e imaterial realizado, desde 1950, no âmbito deste comité e cativar a participação de todos os profissionais de documentação em museus no ICOM e neste seu comité.

A participação nesta sessão é livre, mas condicionada à capacidade da sala. Deverão fazer inscrição prévia através do seguinte mail: info@icom-portugal.org.

 
Espólio do Theatro Circo 'reaviva' memória colectiva dos Bracarenses
 

Foi assinado um protocolo entre o Theatro Circo e a Universidade do Minho que visa o levantamento e análise do espólio documental relativo ao Theatro Circo existente na Biblioteca Pública de Braga. O projeto, que permitirá valorizar a documentação e reflectir sobre a memória e história de 100 anos da emblemática casa de espetáculos, incide sobre todo o período de celebração do centenário: de Abril de 2015 a Abril de 2016.

Nesse sentido, o desenvolvimento do projeto irá resultar na apresentação de quatro exposições temáticas e conferências, assim como na edição de um livro comemorativo do “Século do Theatro”, sendo este processo de recolha documental aberto à participação de todos os cidadãos e instituições que tenham memórias do Theatro a partilhar.

(...) A Biblioteca Pública de Braga é detentora de um importante espólio relativo ao Theatro Circo, incluindo exemplares de programas do teatro desde o início do século até 1974, bem como livros e documentos com referências à construção do Theatro, à sua programação cultural e às demais atividades culturais e políticas de que foi palco ao longo dos seus anos de existência.

  Eventos        
 
 
XIII Jornadas de Ciência da Informação
 
19 de maio de 2015
 
As Jornadas de Ciência da Informação deste ano estarão subordinadas ao tema “Dados Abertos: Desafios para a Gestão de Informação“, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com início previsto para as 9:00h, terminando às 18:00h.

Ler mais...
 
 
Encontro Arquivos da Administração Pública
 
2 a 3 de julho de 2015
 
O Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT, o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) estão a organizar o Encontro Arquivos da Administração Pública, nas instalações da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Ler mais...
 
 
5º Encontro de Arquivos Empresariais
 
9 de junho de 2015
 
O Grupo de Trabalho dos Arquivos Municipais e o Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo da Associação Portuguesa de Arquivistas, Bibliotecários e Documentalistas (BAD) está a organizar o 5º Encontro de Arquivos Empresariais, subordinado ao tema “Arquivos empresariais: assim como fizeres, assim acharás”, em Leiria.

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2015 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.