Junho de 2015 | nº 72
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
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Arquivo Nacional sem espaço
 

Já começa a faltar espaço para guardar tantos quilómetros de documentos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Embora sem um calendário definido, já está a ser equacionada a construção de um anexo porque o edifício da Alameda da cidade universitária só tem vinte quilómetros de prateleiras vazias.

Em 23 anos nas novas instalações já ficaram completos os quatro pisos e emprateleirados quase cem quilómetros de documentos. É por isso que o diretor da Torre do Tombo, Silvestre de Almeida Lacerda, já pensa no alargamento do Arquivo: «Temos um terreno sinalizado para essa matéria. Houve um primeiro esboço da autoria do arquiteto Arsénio Cordeiro».

Mas além do espaço físico a Torre do Tombo do século XXI também tem que pensar no espaço digital, porque «a Torre do Tombo não é um arquivo de pergaminho como não é um arquivo de papel como não vai ser só um arquivo eletrónico», lembra Silvestre Lacerda.

O arquivo nacional já digitalizou 15 milhões de imagens que estão disponíveis na internet, mas se 15 milhões pode parecer um valor gigantesco isso não passa de 0,1% dos 100 quilómetros de documentos.

O arquivo nacional da Torre do Tombo tem três classificações como património cultural da humanidade: o Tratado de Tordesilhas, a carta de achamento do Brasil, de Pêro Vaz de Caminha e um grupo de 83 mil documentos do século XII ao século XVIII chamado corpo cronológico foram c lassificados pela UNESCO.[...]

 
Governo quer digitalização total da AP até 2020 – o que vai mudar?
 

O Governo quer ter todos os serviços públicos digitalizados até 2020. A medida insere-se no programa Administração Aberta, que engloba várias componentes.

Em conferência de imprensa Poiares Maduro e Joaquim Costa, ministro adjunto e do desenvolvimento regional e secretário de Estado para a modernização administrativa, explicaram na sexta-feira os traços gerais do programa que pretende digitalizar mais serviços do Estado e criar condições para que os cidadãos usem estes canais online.

Um dos resultados, espera o Governo, será a redução em 30% dos entraves burocráticos nos serviços públicos, atingida às custas de uma lógica que será cada vez mais a de garantir que o cidadão resolve os seus problemas com a AP a partir de um único contacto, num mesmo ponto.

Um dos princípios subjacentes ao programa é a dispensa do cidadão, quando se dirige a um serviço público, de apresentar documentos que a AP já possua, explicaram os responsáveis.

Na prática, esta Administração Aberta será a via para levar ao terreno a missão de digitalizar os serviços públicos que ainda não estejam disponíveis por essa via, criar as condições para que esses serviços sejam acedidos mesmo por quem não tem Internet (Espaços do Cidadão), eliminar outras barreiras com impacto na utilização dos canais online (como as dificuldades com a autenticação nos serviços), ou otimizar outros canais de contacto à distância com a AP.[...]

 
 
Portal de informação do Município de Chaves
 

São várias as plataformas de informação que os municípios dispõem, as quais estão traduzidas em bases de dados, portais, websites, correspondendo a diferentes pontos de acesso à informação. Por vezes, saber onde encontrar a informação desejada torna-se um desafio.

Foi esta a motivação que levou o Município de Chaves a reunir todas as fontes de informação num único portal, com o objetivo de aproximar e facilitar a recuperação de informação. O portal está disponível http://pesquisa.chaves.pt/ e reúne a informação proveniente de todas as instituições de memória d o município, nomeadamente:

– Arquivo histórico
– Biblioteca municipal
– Rede de museus
– Centro de Documentação Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças

A solução implementada pelo Município de Chaves é baseada no software Retrievo da KEEP SOLUTIONS, o qual permite de forma centralizada, consolidar toda a informação produzida pelos arquivos, bibliotecas e museus do município, assim como outras fontes de informação geridas pela câmara municipal.

 
Projeto de tratamento do arquivo fotográfico do COP financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian
 

O projeto “Olimpismo em Imagens. Um século de história do desporto em imagens” foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais 2015.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) possui um dos principais arquivos fotográficos desportivos existente em Portugal, reunindo cerca de 7 000 provas fotográficas e cerca de 500 negativos.

O projeto agora financiado conta com o apoio científico e técnico de uma equipa multidisciplinar composta por elementos de várias universidades portuguesas, centros de investigação, personalidades desportivas e organizações do Movimento Olímpico, e pretende tratar, restaurar e disponibilizar em livre acesso, através da plataforma online do COP e do portal da Rede Portuguesa de Arquivos, um património essencial para a compreensão e valorização das dimensões educativas, sociais e culturais do desporto em Portugal.[...]

O Comité Olímpico de Portugal (COP) vai utilizar o sistema de gestão de arquivo da KEEP SOLUTIONS. Esta solução permitirá simplificar e otimizar o trabalho do arquivo tanto ao nível operacional como ao nível da gestão, através das suas potencialidades ao nível da descrição arquivística, gestão de projetos de digitalização, publicação Web e a navegação e pesquisa.

 
 
Koha 3.20 completamente traduzido para Português
 

A KEEP SOLUTIONS tem o prazer de anunciar à comunidade lusófona a tradução completa do Koha desde a versão 3.8 até à atual 3.20.

As futuras versões do Koha irão tirar partido deste desenvolvimento, potenciando ainda mais a adoção deste sistema pela comunidade lusófona.

A KEEP SOLUTIONS tem vindo a trabalhar nas traduções, como também nos desenvolvimentos de melhorias e novas funcionalidades do software open-source. A experiência resultante dos diversos projetos de implementação do Koha permitiu-nos reunir um conjunto de funcionalidades importantes que estão a ser integradas nas novas versões do software.

 
Apresentação do Portal de Pesquisa online dos fundos arquivísticos do Arquivo Histórico Municipal de Almada
 

No passado dia 9 de junho, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos o Arquivo Histórico Municipal de Almada promoveu uma sessão aberta à comunidade para a apresentação do novo recurso de informação que possibilitará a pesquisa e acesso online ao património arquivístico do concelho existente no Arquivo Histórico Municipal.

A sessão contou com o testemunho do historiador local Dr. Alexandre Flores sobre a importância dos instrumentos de pesquisa de arquivos na construção da história e memória local e uma breve apresentação das funcionalidades de pesquisa e utilização do portal.

O software que suporta a gestão da informação nestes arquivos é o Archeevo, uma solução da KEEP SOLUTIONS completamente alinhada para a gestão, preservação e difusão de conteúdos de arquivo intermédio e definitivo.

O portal estará disponível no sítio do arquivo histórico integrado na plataforma web municipal das bibliotecas da Câmara Municipal de Almada, disponível em: http://www.m-almada.pt/arquivohistorico/

  Eventos        
 
 
MUX2015 – Museus em Experiência!
 
29 e 30 de junho de 2015
 
A Universidade de Aveiro acolhe a edição #0 do MUX – Museus em Experiência! O evento propõe reunir especialistas, investigadores e profissionais nas áreas da museologia, do design, das ciências e tecnologias da comunicação para debater e refletir sobre o presente e o futuro da relação entre a museologia e da museografia em Portugal.

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Encontro “Bibliotecas Públicas: que futuro?”
 
30 de junho de 2015
 
A Delegação Regional Centro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) vai realizar um Encontro sobre essa temática, convidando todos os interessados para uma ativa participação na apresentação e debates previstos. A iniciativa decorrerá em Coimbra, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Rua Bernardim Ribeiro, 80.

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Encontro Arquivos da Administração Pública
 
2 a 3 de julho de 2015
 
O Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT, o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) estão a organizar o Encontro Arquivos da Administração Pública, nas instalações da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

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