Setembro de 2015 | nº 75
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Caso não consiga visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui.
Consultar números anteriores...
 
 
Arquivo do Ministério da Economia disponível através do software Archeevo da KEEP SOLUTIONS
 

O arquivo do Ministério da Economia passou a ser gerido pelo software Archeevo da KEEP SOLUTIONS e está disponível para consulta a partir do endereço http://www.aceconomiaonline.min-economia.pt/.

O acervo das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, pertencente à extinta Secretaria-Geral do Ministério dos Transportes e Comunicações, atualmente sob a tutela do Ministério da Economia também é gerido pelo mesmo software e está disponível em http://arquivohistorico.min-economia.pt/arquivohistorico/.

Ambos os acervos são da responsabilidade do Núcleo de Documentação e Arquivo integrado na Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, o qual recolhe, preserva, trata, valoriza e divulga o património bibliográfico e arquivístico produzido ou recebido na prossecução das actividades e competências deste Ministério, bem como dos organismos dependentes.

 
Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto passou a utilizar o Koha para a gestão da sua biblioteca
 

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) passou a utilizar o Koha para a gestão da sua biblioteca. O catálogo bibliográfico encontra-se disponível a partir do endereço http://biblioteca.ivdp.pt/ e já conta com cerca de 14 mil registos bibliográficos. A solução até agora utilizada era o Porbase, contudo foi abandonada por considerarem que já não respondia aos requisitos da instituição.

A KEEP SOLUTIONS foi a empresa responsável pela prestação de todos os serviços de configuração, instalação, migração de dados, formação e manutenção e suporte. A vasta experiência da empresa nesta área e neste software fizeram com que o IVDP depositasse a confiança necessária na KEEP SOLUTIONS para a prestação de todos os serviços necessários para a implementação deste sistema de gestão de biblioteca.

A biblioteca do IVDP data de 1933 conservando, por isso, um vasto acervo documental, especialmente dedicado à temática do Vinho do Porto nos seus diferentes aspectos nomeadamente técnico, histórico, económico, geográfico e etnográfico.

 
 
Faculdade de Letras da Universidade do Porto assina protocolo com a KEEP SOLUTIONS para utilização do seu software em contexto educacional
 

A KEEP SOLUTIONS e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto assinaram recentemente um protocolo de cooperação no âmbito do programa de parcerias educacionais, o qual garante aos estudantes acesso a um conjunto de produtos de software da KEEP SOLUTIONS sem qualquer encargo para os mesmos ou para a sua instituição de ensino.

Neste protocolo em particular a KEEP SOLUTIONS irá disponibilizar a solução de gestão de bibliotecas Koha e a solução de gestão de arquivos Archeevo, para dar suporte às unidades curriculares “Metainformação descritiva” e “Controlo de Autoridade e Indexação” da Licenciatura em Ciência da Informação, lecionadas nesta instituição de ensino.

 
IFLA publica tradução portuguesa de diretrizes para a digitalização de livros raros e coleções especiais
 

Em setembro de 2014 o Comité Profissional da IFLA aprovou o Guidelines for Planning the Digitalization of Rare Book and Manuscript Collections, documento elaborado pelo Rare Book and Special Collection Section.

À semelhança do que já foi feito para outras línguas (espanhol, italiano, turco, chinês), um grupo de trabalho do Brasil formado por Bibliotecários, Arquivistas e Restauradores-Conservadores realizou a tradução para a língua portuguesa publicada no mês de agosto passado.

O documento encontra-se disponível no seguinte endereço: http://goo.gl/pc71w1.

 
 
6ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto
 

Na sequência do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, e dando continuidade às conferências já organizadas, vai realizar-se nos dias 4 a 7 de outubro, na Universidade Federal da Bahia, Brasil, no Auditório da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, a 6ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.

Esta Conferência tem como objetivo promover a partilha, discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspetivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, investigação e desenvolvimento na área.

A conferência pretende reunir as comunidades portuguesa e brasileira, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento, através de repositórios e de revistas de acesso aberto, em instituições de investigação e de ensino superior.

 
Novas regras para a classificação, inventariação, exportação, expedição, importação e admissão dos bens culturais móveis
 

A partir do dia 1 de setembro, entra em vigor o Decreto-Lei nº 148/2015, de 4 de agosto, que estabelece o regime da classificação e da inventariação dos bens móveis de interesse cultural, bem como as regras aplicáveis à exportação, expedição, importação, admissão dos bens culturais móveis.

Em relação à circulação de bens culturais móveis verificam-se alterações face aos procedimentos em vigor até à data, salienta-se o artigo 57.º nos seus pontos 3 e 4 do Decreto-Lei 148/2015. Neste âmbito, encontram-se disponíveis dois novos formulários; um referente à comunicação prévia, aplicada à expedição e o outro à importação e admissão de bens culturais móveis, mantendo-se para a comunicação prévia aplicada à exportação o formulário da UE , de acordo com a legislação comunitária aplicável, nomeadamente o Regulamento (CE) n.º 116/2009 do Conselho, de 18 de dezembro de 2008.

A exportação de bens culturais que se integram nas categorias previstas no Anexo I do referido Regulamento está sujeita à apresentação de pedido de licença, independentemente de o valor venal atribuído ter correspondência, ou não, com os limiares financeiros definidos no Anexo II do mesmo diploma comunitário.

  Eventos        
 
 
CAPSI 2015 – 15ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação
 
2 a 3 de outubro de 2015
 
A CAPSI 2015 – 15º Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação ira realizar-se em Lisboa. A APSI é o representante oficial da AIS – Association for Information Systems em Portugal (PTAIS chapter). A CAPSI 2015 pretende continuar a afirmar-se como um espaço de partilha de experiências entre os membros da comunidade de sistemas de informação, provenientes das instituições do ensino superior, dos centros de investigação e das empresas em Portugal e nos países lusófonos.

Ler mais...
 
 
Congresso de Humanidades Digitais em Portugal: Construir pontes e quebrar barreiras na era digital
 
8 e 9 de outubro de 2015
 
Debater o papel das Humanidades na academia e na sociedade é uma tendência de longa data. A confluência deste debate com o das transformações trazidas pela tecnologia digital também não é recente: não se pode falar de “novas tecnologias” para as Humanidades quando muitos investigadores recorrem ao digital há pelo menos quatro décadas.

Ler mais...
 
 
12º Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
 
21 a 23 de outubro de 2015
 
A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas organiza o 12º Congresso Nacional de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, em Évora, subordinado ao tema “Ligar. Transformar. Criar valor”.

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2015 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.