Abril de 2016 | nº 82
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Caso não consiga visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui.
Consultar números anteriores...
 
 
Otimização de recursos na gestão de arquivo
 

No dia 11 de maio de 2016 vai realizar-se no auditório da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), na Praceta Rainha D. Leonor, nº 1, Beja um evento subordinado ao tema “Otimização de recursos na gestão de arquivo”. O evento conta com a organização da KEEP SOLUTIONS e da CIMBAL e terá a seguinte agenda:

14h00 – 14h30: Receção dos participantes e abertura dos trabalhos
14h30 – 15h00: Archeevo – uma evolução ao lado dos profissionais de arquivo
15h00 – 15h30: Archeevo 4 – solução que coopera para a otimização de recursos na gestão de arquivo
15h30 – 16h30: Demonstração do Archeevo 4
16h30 – 17h00: Espaço para discussão e fecho dos trabalhos

Este evento vem no seguimento de outras sessões de apresentação da versão 4 do software Archeevo, as quais têm como objetivos: 1) dar a conhecer as novas funcionalidades introduzidas na versão 4 aos utilizadores que já trabalham com esta ferramenta; 2) mostrar esta ferramenta de gestão completa de arquivo a outros potenciais interessados.

O evento terá como destinatários todos os profissionais que intervêm na gestão de informação no contexto dos arquivos, tais como arquivistas, informáticos, decisores, etc. A participação é gratuita, porém carece de inscrição.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 
Ponte de Lima lança Repositório de informação
 

No âmbito da jornada "A literacia digital nos serviços de informação: uma abordagem integrada", que decorreu no dia 8 de abril, organizada pelo Município de Ponte de Lima, com o apoio da Delegação Regional Norte da BAD, foi feita a apresentação do Repositório de informação do Município de Ponte de Lima (RIMPL).

O RIMPL é um projeto pioneiro na administração local em Portugal, que consiste na disponibilização de uma interface gráfica comum de pesquisa nos catálogos do Arquivo, da Biblioteca e dos Museus Municipais, evitando, desta forma, a necessidade de aceder a cada um dos sistemas individualmente para obter a informação pretendida.

O portal do RIMPL, disponível na Internet a partir do endereço http://rimpl.cm-pontedelima.pt/, ambiciona constituir-se como um importante serviço na disponibilização de recursos informativos sobre a história local, contribuindo para a afirmação da cultura e da identidade locais enquanto fatores de integração, competitividade e desenvolvimento.

O RIMPL é suportado pelo software Retrievo da KEEP SOLUTIONS.

 
 
Museu dos Judeus Polacos é Museu Europeu do Ano
 

O Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) distingue qualidade, criatividade e inovação. O troféu – a escultura “O Ovo”, do artista britânico Henry Moore – fica com o museu vencedor durante um ano.

O júri justificou a distinção do Museu da História dos Judeus Polacos (POLIN) “pelo “edifício único situado no local onde existiu um vibrante bairro judeu e, mais tarde, o gueto de Varsóvia”.

O POLIN apresenta mil anos de história dos judeus polacos e do seu contributo para a região e para a Europa, da instalação inicial ao momento presente”, sublinha.

No comunicado, o EMYA destaca ainda que, sendo “a longa história partilhada do povo judeu e de outros povos desta região do mundo” uma história “de coexistência continuamente negociada tanto através de conflito como de cooperação, integração e assimilação”, o POLIN “servirá agora para públicos muito vastos e muito diversos” para mostrar isso mesmo.

Será “um local cativante para enfrentar e analisar as perpetuamente relevantes questões de como uma coexistência, por mais preocupante que seja, pode transfigurar-se numa rutura absoluta, até à quase erradicação de um povo inteiro e destruição de uma cultura”, lê-se no comunicado.

O Prémio do Museu Europeu do Ano reúne anualmente, há 39 anos, cerca de 200 representantes de pequenos, médios e grandes museus de toda a Europa, com o objetivo de debater opiniões, temas e problemas que os afetam.

Este ano, estavam em competição 49 candidatos de 24 Estados membros do Conselho de Europa — entre os quais os Museus do Benfica e do Futebol Clube do Porto — que, “usando histórias inspiradoras, edifícios dramáticos e soluções inovadoras para fazer brilhar as suas coleções e chegar a diversos públicos, apresentam uma grande variedade de coleções e abordagens à interpretação e ao serviço ao visitante”, segundo o EMYA.

 
Princípios orientadores para a implementação de uma Política Nacional de Ciência Aberta
 

Dando continuidade às notícias divulgadas relativas aos princípios orientadores para a implementação de uma Política Nacional de Ciência Aberta, divulgamos, agora, a Resolução do Conselho de Ministros nº 21/2016, 1ª série – nº70 de 11 de abril de 2016, na qual é esplanado que o conhecimento é de todos e para todos.

Tal como referiu a Secretária de Estado da Ciência e do Ensino Superior, Profª Fernanda Rolo, durante as Jornadas da FCCN 2016 na Universiade do Algarve, neste momento, no plano europeu, Portugal deverá ser um dos poucos países que já avançou no sentido de um compromisso político relativo ao Acesso Aberto.

A imperiosa partilha do conhecimento em Acesso Aberto, sobretudo quando é financiado por recursos públicos, permite garantir a sua reutilização. Segundo a Resolução do conselho de Ministros, tornar a ciência mais aberta e acessível a todos representa um desafio coletivo, político, cultural, económico e social. Certamente tendo por base o artigo 27º da Declaração Universal dos Direitos do Homem proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 10 de dezembro de 1948 em que: “Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam”.

Internacionalmente, instituições como a União Europeia, a OCDE e a UNESCO têm liderado a definição e promoção da Ciência Aberta.

No plano nacional, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) tem desempenhado um papel fulcral nesta matéria, introduzindo, recentemente, a obrigatoriedade de depósito de publicações resultantes de projetos financiados por fundos públicos no RCAAP. Porém, em termos legislativos, o maior impacto em matério do Acesso Aberto está relacionado com o Decreto-Lei nº115/2016 de 7 de agosto, reforçado pelo Regulamento Técnico de Depósito de dissertações e teses de doutoramento, através da Portaria nº 285/2015 de 15 de setembro [...].

 
 
Museu das Notícias é inaugurado em Sintra com a presença de Marcelo
 

O Presidente da República chegou ao NewsMuseum, dedicado às notícias e à comunicação, às 00h00 do dia 25 de abril, acompanhado do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, entre outras personalidades da política, da cultura e da comunicação social.

O NewsMuseum – Museu das Notícias, dos Media e da Comunicação ocupa as antigas instalações do Museu do Brinquedo, no centro histórico de Sintra, e possui mais de 25 módulos temáticos, distribuídos pelos três andares do edifício, cedido pelo município de Sintra a uma associação criada por Luís Paixão Martins, antigo jornalista e consultor de comunicação.

O espaço exibe equipamentos da Lusa, beneficiando do acesso ao acervo noticioso e fotográfico da agência portuguesa e da sua congénere espanhola Efe, bem como de conteúdos cedidos por outras entidades, como a RTP. [...]

 
Jornadas ibero-americanas de Arquivos Municipais
 

O Arquivo Municipal de Lisboa vai realizar nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2016, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, as Jornadas Ibero-Americanas de Arquivos Municipais, subordinadas ao tema Reinventando os arquivos no século XXI.

Estas Jornadas destinam-se a profissionais das Ciências da informação que exercem funções nas autarquias e a todos os profissionais que de uma forma direta ou indireta, possam ter interesse nesta área.

A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória no período de 2 a 22 de maio, sujeita a confirmação e condicionada à capacidade da sala.

Programa: http://goo.gl/uK9JjB

  Eventos        
 
 
Jornada “Arquivistas e Investigadores: o diálogo necessário”
 
09 de maio de 2016
 
A Delegação Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) organiza, no próximo dia 9 de maio, na Universidade Portucalense, a Jornada “Arquivistas e Investigadores: o diálogo necessário”.

Ler mais...
 
 
XIV Jornadas de Ciência da Informação
 
16 de maio de 2016
 
As XIV Jornadas de Ciência da Informação terão lugar no próximo dia 16 de Maio, no Auditório da Faculdade de Engenharia da U. Porto, entre as 9:00 e as 19:00 horas, com o tema "Risco, Segurança e Privacidade na Era da Informação".

Ler mais...
 
 
Agilização de processos de gestão de arquivo
 
17 de maio de 2016
 
O Museu do Douro, no Peso da Régua, será palco do evento subordinado ao tema “Agilização de processos de gestão de arquivo”. O evento conta com a organização da KEEP SOLUTIONS e do Museu do Douro.

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2016 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.