Julho de 2016 | nº 85
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Caso não consiga visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui.
Consultar números anteriores...
 
 
Memória do Exército português disponível na Internet
 

O Arquivo Histórico Militar (AHM) procedeu à migração da plataforma aplicacional DigitArq para uma nova aplicação, o Archeevo4. Esta modernização e atualização de Software surgem num contexto de constante mudança tecnológica, para satisfazer diferentes tipos de público e associado a maiores e mais exigentes necessidades de informação.

É essencial que os Softwares de gestão de informação, para além do cumprimento de todo o conjunto normativo de descrição, de disponibilização e preservação dos objetos digitais, acrescentem mais-valias que respondam efetivamente às necessidades de quem trabalha em Back Office e às necessidades de informação dos seus utilizadores em Front Office nas suas pesquisas.

Esta nova versão do Software Archeevo4 acrescenta um conjunto de funcionalidades que se constituem uma mais-valia no controlo e acesso à informação. Na pesquisa, destacamos sobretudo a disponibilização de campos pré-definidos, ou seja, os mais usados pelos utilizadores, no caso do AHM são os boletins do CEP, a 1ª Divisão-Portugal e Campanhas na Europa e a 2ª Divisões – Colónias / Ultramar. O Archeevo4 é uma ferramenta imprescindível e fundamental para o acesso e recuperação da informação dos fundos do Arquivo Histórico Militar e para a disponibilização e divulgação da memória do Exército e de Portugal.

Arquivo Histórico Militar: https://arqhist.exercito.pt/
Projeto GERMIL: https://ahm-germil.exercito.pt/

Cunha Roberto
Subdiretor do Arquivo Histórico Militar

 
Ministro da Cultura e Misericórdias assinam acordo para preservar património
 

O ministro da Cultura e a União das Misericórdias de Lisboa (UMP) celebraram um protocolo para a salvaguarda, valorização, estudo e divulgação do património histórico das cerca de 400 instituições espalhadas pelo país.

O acordo é válido por dois anos e será "uma ferramenta fundamental para reforçar a relação existente entre os dois organismos, fomentando novas áreas colaboração", refere uma nota do gabinete do ministro da Cultura, Castro Mendes.

Em declarações à agência Lusa, Mariano Cabaço, responsável pelo Gabinete do Património Cultural da UMP, adiantou que este protocolo tem como “grande objetivo” fazer “um enquadramento da relação de parceria entre as 400 misericórdias detentoras de património e os organismos tutelares da cultura para várias áreas”.

Entre essas áreas está o património arquitetónico, disse Mariano Cabaço, informando, a este propósito, que as misericórdias têm "cerca de 1.100 edifícios identificados com importância arquitetónica e cultural".

O património móvel e arquivístico das instituições são outras áreas envolvidas nesta parceria, sublinhou.

Sobre o património móvel, Manuel Cabaço avançou que foi realizado um trabalho de inventariação em 89 misericórdias, onde foram estudadas e referenciadas mais de 26.000 peças.

"É um trabalho que pretendemos continuar", assegurou.

Há ainda "dois grandes projetos" que estão contemplados neste protocolo, o "Viver o património" e o "Museu virtual das Misericórdias", que "é o coroar do trabalho", que tem vindo a ser realizado, de "conhecer o património, inventariá-lo, com o princípio de o poder colocar à fruição da humanidade", disse o responsável.

 
 
Governo contra fusão da direção dos Arquivos e do Livro e das Bibliotecas
 

O ministro da Cultura discorda com a junção da Direção-Geral dos Arquivos, com a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, modelo decidido pelo anterior Governo, mas não há meios para a reverter.

“O que eu digo é que o modelo que foi feito pelo anterior Governo, de fundir o livro, os arquivos e as bibliotecas, não é um bom modelo, como aliás os diretores estão de acordo comigo”, afirmou Castro Mendes.

O governante, que falava em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, à margem comemorações dos dez anos do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional – Geoparque Mundial da UNESCO, explicou que essa discordância nada tem a ver com as pessoas que trabalham na atual Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), que resultou da fusão das duas anteriores direções-gerais.

Segundo o ministro, a situação só não é revertida, porque, neste momento, não existem os meios financeiros, logísticos e funcionais para o fazer: “Mas, pensamos e nisso estamos de acordo com os dirigentes, que não foi uma boa opção e que um dia terá de ser revertida”.

 
Programa ADAI | XIX Convocatória de Ajudas ao Desenvolvimento de Projetos Arquivísticos
 

[...] O programa ADAI (Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Ibero-americanos) baseia-se na execução do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Arquivos Ibero-americanos cuja iniciativa foi aprovada na Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo no Porto (Portugal), celebrada em Outubro de 1998 e ratificada em Havana em novembro de 1999. O objetivo deste Programa é conceder ajudas para o desenvolvimento de arquivos ou outras instituições para que possam levar a cabo projetos que se centrem, tanto na preservação e difusão do património documental ibero-americano, como na capacitação técnica na área dos arquivos. Desta forma, o Programa fomenta o acesso dos cidadãos ibero-americanos aos arquivos da região e à cultura, velando também pela transparência administrativa e o exercício dos direitos fundamentais, bases indispensáveis para o desenvolvimento.

[...] O prazo para a apresentação das candidaturas decorrerá entre os dias 15 de Julho e 30 de Setembro de 2016 (data do registo do correio) e as propostas entregues em mão, deverão ser apresentadas antes do horário de encerramento dos escritórios da AECID em cada país. [...]

 
 
Último produtor de VHS carrega no “stop”
 

Era, provavelmente, o único prego que ainda faltava no caixão do VHS. A japonesa Funai, a última empresa conhecida no mundo a produzir leitores e gravadores para este tipo de cassetes, vai carregar no “stop”.

Não há surpresa no facto de mais uma marca decidir abandonar uma tecnologia que marcou as décadas de 1980 e 1990 e entrou depois em declínio. Surpreendente é que a Funai ainda tenha conseguido vender 750 mil aparelhos no ano passado. É um número que fica muito longe dos tempos áureos das cassetes: a companhia tinha começado a fabricar leitores e gravadores de vídeo em 1983 e chegou a vender 15 milhões de unidades num ano. Comercializava os aparelhos com marca própria, mas também os fazia para outras empresas, como a Sharp, Toshiba e Sanyo.

Segundo o jornal japonês Nikkei – cuja notícia está a ser replicada por todo o mundo – a pouca procura pelos aparelhos de vídeo juntou-se à escassez de componentes e as linhas de produção vão ser encerradas no final de Julho.

A notícia surge poucos meses depois de a Sony ter terminado a produção de cassetes Betamax, o muito menos usado rival do VHS. Apesar de até os DVD, que ditaram o fim das cassetes de fita magnética, já terem sido ultrapassados pelas ofertas online de empresas como o YouTube, o Netflix, a Amazon e a Apple, aqueles velhos formatos resistem à extinção graças às cassetes que algumas pessoas ainda mantêm em casa: desde séries de televisão com mais de 20 anos a vídeos de festas de família e casamentos. [...]

 
Colóquio “Três décadas de Bibliotecas Públicas”
 

Na sequência da Jornada sobre “Leitura Pública”, realizada em Lisboa, no MUDE, a 11 de Março – para comemorar os trinta anos exatos do lançamento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) – a BAD vai organizar na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto no dia 22 de Outubro, o Colóquio “Três décadas de Bibliotecas Públicas”, onde é esperada uma participação activa de todos os bibliotecários da rede e não só.

Como primeira divulgação, publica-se desde já o Programa, ainda sujeito a pequenos ajustamentos, da referida iniciativa, estando já disponível o respectivo Boletim de Inscrição – que é gratuita mas obrigatória, devendo ser feita até 14 de Outubro.

A BAD apela aos profissionais que trabalham nas bibliotecas públicas, sejam ou não membros da associação, para que se unam a este colectivo nesta ocasião especial, em que se apela especialmente à colaboração de todas elas, quer sejam centrais ou polos, itinerantes ou unidades destinadas a prisões, hospitais, centros de dia ou outros serviços de extensão, em qualquer recanto do país. [...]

  Eventos        
 
 
Jornadas Europeias do Património 2016 – Comunidades e Culturas
 
23, 24 e 25 de Setembro de 2016
 
As Jornadas Europeias do Património este ano subordinadas ao tema Comunidades e Culturas. Este tema, adotado em 2016 por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, tem como objetivo destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade [...].

Ler mais...
 
 
Conferência do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus da BAD
 
30 de setembro de 2016
 
No dia 30 de setembro de 2016 irá realizar-se a Conferência do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Esta Conferência terá lugar no Porto, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (Auditório H202).

Ler mais...
 
 
12º Encontro Nacional de Arquivos Municipais
 
14 e 15 de outubro de 2016
 
O Grupo de Trabalho de Arquivo Municipais (GT-AM), da BAD – Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, em colaboração com o Município de Castelo Branco, vai realizar nos dias 14 e 15 de outubro, o 12º Encontro Nacional de Arquivos Municipais.

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2016 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.