TAB
Fevereiro de 2017 | nº 92
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
TAB
Caso não consiga visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui.
Consultar números anteriores...
 
Portal de pesquisa do Arquivo da Secretaria-Geral da Educação e Ciência
 
Catálogo coletivo das mediatecas de Angola online
 

O catálogo coletivo que reúne os registos bibliográficos das mediatecas de Angola já se encontra online em http://catalogo.mediatecas.ao/. Atualmente participam no catálogo as mediatecas de Luanda, Benguela, Lubango, Huambo, Soyo, Saurimo e Cazenga. Pretende-se estender progressivamente esta participação às mediatecas (em construção) das restantes províncias de Angola.

A solução que suporta o catálogo coletivo, assim como as instâncias locais ao nível de cada mediateca é baseada no software Koha. Todos os serviços de implementação e suporte estão a ser assegurados pela KEEP SOLUTIONS em cooperação com a Leitura Dinâmica, Lda (empresa parceira angolana).

A Rede de Mediatecas de Angola tem como missão fornecer ao país um instrumento que contribua para o desenvolvimento territorial (económico e social) através da melhoria do acesso e geração de conhecimento e um complemento de progressão do potencial do capital humano angolano envolvendo a totalidade dos agentes do país (por exemplo: sociedade civil, tecido socioeconómico, empresas locais, governo, entre outros).

Ler mais
Repositório de informação da Universidade Aberta
 
Universidade Aberta elegeu o Retrievo para ajudar os utilizadores na pesquisa de informação
 

A Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta em cooperação com a KEEP SOLUTIONS implementou o Retrievo, que para além de integrar o Catálogo Bibliográfico e o Repositório Aberto, o portal privilegia a pesquisa num vasto conjunto de recursos na sua esmagadora maioria em acesso livre. Neste momento a sua base de dados é constituída por quase 400 mil registos provenientes de mais de 100 recursos de informação.

O repositório de informação da Universidade Aberta está disponível no seguinte endereço: http://retrievo.uab.pt/

O Retrievo é um software propriedade da KEEP SOLUTIONS, que permite implementar portais agregadores de conteúdos que possibilitam aos seus utilizadores a realização de pesquisas em diversos recursos de informação a partir de um único ponto de acesso.

Ler mais
 
Logótipo dos Repositórios digitais do conhecimento
 
“Papel Zero”: o projeto que quer eliminar o papel na Administração Pública em 2017
 

Foi aprovado, um diploma que pretende reduzir e, eventualmente, eliminar a utilização de papel nos órgãos da Administração Pública. O “Papel Zero” é um projeto-piloto que será lançado ao longo deste ano para dar início à completa digitalização dos todos os processos e comunicações.

A Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, a Direção-Geral do Ensino Superior e o Turismo de Portugal serão os primeiros a por em prática esta medida. Posteriormente, serão avaliados os resultados para que possam ser “limadas” as devidas “arestas”.

Em comunicado é explicado que “a implementação e o cumprimento dos objetivos fixados serão avaliados até 31 de dezembro de 2017”, e as lições retiradas vão servir de linhas orientadoras do desenvolvimento de novas medidas para o próximo ano. [...]

Ler mais
Hospital de São João
 
Hospital de São João, no Porto, vai digitalizar arquivos clínicos dos doentes
 

O Centro Hospitalar de São João (CHSJ) está a deenvolver um projecto que visa a criação de um arquivo clínico digital que permita acabar com os arquivos em papel, reduzindo “custos e espaço”. O projecto, que ainda está na fase embrionária, será desenvolvido em parceria com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB)/Arquivo Distrital do Porto (ADP), que será responsável pela “validação técnica” da iniciativa, disse à agência Lusa a coordenadora do denominado Repositório Clínico Digital (RCD), Fernanda Gonçalves.[...]

A par da criação do repositório clínico digital, o projecto prevê ainda “a adequação da gestão de informação clínica às necessidades dos doentes actuais e, em especial, das novas gerações, a promoção da transferência de suporte priorizada de informação retrospectiva (processo clínico em papel) e racionalização da entrada produção de informação actual em papel”. [...]

Ler mais
 
Consultório do Arquivo - Arquivo Distrital do Porto
 
Museu de Évora vai passar a ser nacional e isso é “da mais elementar justiça”
 

Numa altura em que muitos temiam que o Museu de Évora passasse a ser gerido pelo município, na sequência da proposta de lei de transferência de competências para as autarquias, um documento de 9 de Janeiro que está em discussão e que volta na quinta-feira a Conselho de Ministros, eis que a situação se inverte – não só não passará a depender de um órgão local, como vai ser promovido a museu nacional.

“A decisão política está tomada – a classificação do Museu de Évora como museu nacional vai mesmo acontecer”, disse ao PÚBLICO uma fonte do gabinete do ministro da Cultura ao início da tarde desta quarta-feira. “Agora aguardamos que se cumpram os procedimentos necessários, entre eles o do parecer consultivo, mas obrigatório, da Secção dos Museus, da Conservação e Restauro e do Património Imaterial do Conselho Nacional de Cultura.” Uma secção que dificilmente deixará de concordar com a alteração de estatuto, mas cuja próxima reunião está ainda por agendar. [...]

Ler mais
Portal Arquivo Regional da Madeira
 
Arquivo Regional da Madeira disponível online
 

O Arquivo Regional da Madeira disponibilizou recentemente a partir de http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/, o acesso à sua nova base de dados geral de descrições arquivísticas e respetivas representações digitais, quando existentes.

A gestão de toda a informação do arquivo é realizada com base no software Archeevo, uma solução da KEEP SOLUTIONS completamente alinhada para a gestão, preservação e difusão de conteúdos de arquivo.

Já se encontram disponíveis os registos de algumas paróquias, bem como de outros fundos, como a Secretaria da Junta Geral do Distrito do Funchal, o Liceu Jaime Moniz, a Academia de Música e Belas Artes da Madeira, os arquivos privados de Eugénia Rego Pereira, Fernando Augusto da Silva e Florival dos Passos, entre outros. Progressivamente serão disponibilizados os registos e imagens das restantes paróquias, bem como de outros fundos, do que daremos informação. [...]

Ler mais
  Eventos        
 
 
“The museum reader. what practices should 21st century Museums pursue, how and why?"
 
09 e 10 de março de 2017
 
A conferência internacional está a ser organizada pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (palco desta conferência).

Ler mais...
 
 
Seminário “Arquivos de Instituições Religiosas”
 
16 de Março de 2017
 
A documentação produzida por instituições religiosas ocupa um lugar de referência entre os fundos de arquivo de que os historiadores se servem para o seu trabalho. Nesta sessão serão dados a conhecer três exemplos de abordagem a unidades documentais desta natureza que, embora distintos, convergem na confirmação do mútuo benefício da parceria entre historiadores, arquivistas e instituições detentoras de arquivos.

Ler mais...
 
 
2º Fórum de Gestão de Dados de Investigação
 
31 de Março de 2017
 
O Fórum GDI será realizado na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa e pretende congregar e dinamizar a comunidade de profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação com o intuito de desenvolver competências técnicas e capitalizar saberes e práticas.

Ler mais...
     
Inscrever amigo
Copyright © 2009-2017 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.