Agosto de 2015 | nº 74
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Caso não consiga visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui.
Consultar números anteriores...
 
 
XVIII Convocatória de Ajudas a Projetos Arquivísticos: Iberoarquivos: programa ADAI (2015)
 

A presente convocatória tem como objetivo conceder ajudas a Arquivos ou outras Instituições Arquivísticas para levar a cabo Projetos Arquivísticos que conduzam à:
– Preservação do património documental Ibero-americano (conservação, organização, descrição, digitalização…).
– Difusão do património documental Ibero-americano (Contribuição para o Censo “Guia de Arquivos de Espanha e da Ibero-América”, o acesso à informação através das novas tecnologias).
– Capacitação técnica na área de arquivo.

Serão aprovados prioritariamente os projetos contemplados no Plano Operativo Anual 2015-2016 do Iberoarquivos – Programa ADAI.
– Acesso dos cidadãos aos Arquivos.
– Melhoria da organização, descrição, conservação e difusão dos fundos documentais.
– Povos indígenas e afrodescendentes.
– Direitos das mulheres.
– Projetos de memória compartilhada dos povos ibero-americanos.
– Arquivística de tradição ibérica.
– Projetos conjuntos em colaboração com outros Programas de Cooperação Ibero-americana.

O prazo de apresentação da candidatura termina a 30 de setembro de 2015, última data do registo do correio.

O formulário original deverá ser enviado obrigatoriamente por correio registado, com aviso de receção, para o seguinte endereço da Secretaria da Unidade Técnica do Iberoarquivos – Programa ADAI [...].

 
Propostas dos partidos para a área da Cultura
 

A coligação PSD/CDS-PP propõe a reorganização da Direção-Geral das Artes e de outros organismos da Cultura, enquanto a oposição – BE, CDU e PS – converge na reposição do Ministério da Cultura. O Bloco de Esquerda e o PCP reclamam um orçamento para o setor de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), a atingir até ao fim da legislatura, assunto sobre o qual PS e a Coligação Portugal à Frente não fazem qualquer declaração, no seu programa eleitoral.

Bloco de Esquerda (BE)
– Reposição do Ministério da Cultura
– Atribuição de um mínimo de investimento na Cultura de 1% do PIB.
– Reformulação do Conselho Nacional de Cultura e reativação do Observatório das Atividades Culturais.[...]

Coligação Democrática Unitária (CDU)
– Criação de um Ministério da Cultura.
– Atribuição de um mínimo de investimento na Cultura de 1% do PIB (até ao fim da legislatura).
– Garantir o acesso generalizado, em todo o território nacional, à criação cultural e artística.[...]

Partido Socialista (PS)
– Restabelecimento do Ministério da Cultura.
– Redefinir as regras e procedimentos de concessão de apoios e reforçar polos de decisão regional.
– Integrar o audiovisual, imprensa, rádio e novos media na esfera da Cultura.[...]

Portugal à Frente (PSD/CDS-PP)
– Valorização dos museus e da Rede Portuguesa de Museus.
– Qualificação museológica e comunicacional do Estado, das autarquias e do património privado.
– Melhoria do conhecimento da história militar e do progresso da sociedade civil ao longo da nossa História.[...]

 
 
Universidade do Porto cria exposição da cidade para o Google Cultural Institute
 

Viajar pelo centro histórico do Porto é agora uma experiência que está ao alcance de todos os internautas. São 60 imagens em alta resolução que colocam a cidade nortenha numa das maiores montras culturais do mundo.

Os alunos do mestrado em História da Arte Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto foram os grandes responsáveis por terem colocado o centro histórico do Porto à distância de um clique na plataforma Google Cultural Institute (GCI). A universidade nortenha é assim a primeira portuguesa a “desenhar” uma exposição para o serviço da gigante tecnológica, mas este não é o primeiro projeto de Portugal para o GCI.

São cerca de 60 as fotografias em alta resolução que tentam mostrar os aspetos que caracterizam a cidade além dos já conhecidos monumentos do centro histórico da cidade. “Este é um dia interessante para a cultura, para o desenvolvimento da cidade e para o desenvolvimento da Universidade do Porto”, considerou o reitor da UP, Sebastião Feyo de Azevedo, citado pelo Público.

Por seu lado um dos representantes da Google em Portugal, António Vargas, salientou que está a haver uma democratização “do conhecimento e do acesso à cultura”. “Sem sair do Porto, os alunos deram a conhecer ao mundo a sua cidade”, explicou.[...]

 
Município de Ferreira do Zêzere adotou o Koha para a gestão das suas bibliotecas
 

A partir de agora a Biblioteca Municipal Dr. António Baião, Biblioteca da Escola Pedro Ferreiro, Bibliotecas dos Centros Escolares de Ferreira do Zêzere e Areias, Escola e Jardim de Águas Belas e em breve as “Bibliotecas Freguesia” nas 7 freguesias do concelho estão ligadas de forma livre e mais autónoma. O Koha é um software open-source para gestão integrada de bibliotecas, composto por vários módulos dando suporte a todas as atividades realizadas no contexto de uma biblioteca: catálogo coletivo on-line, catalogação, gestão de autoridades, circulação, gestão de utilizadores, aquisições, periódicos, relatórios.

A implementação deste novo programa de gestão vem possibilitar à autarquia melhorar e aumentar as funcionalidades dos vários serviços disponibilizados pelas Bibliotecas da rede.

O catálogo da biblioteca do Ferreira do Zêzere poderá ser consultado a partir do endereço http://catalogo.cm-ferreiradozezere.pt/

Os serviços de implementação, parametrização, migração de dados, formação e manutenção foram/são da responsabilidade da KEEP SOLUTIONS.

 
 
Jornada sobre os sistemas de informação em Open Source em Setembro no Porto
 

Sistemas de informação em Open Source: partilha de experiências 11 de Setembro | Universidade Portucalense, Porto

O objetivo é criar um momento de partilha de experiências e boas práticas na integração dos SI koha e ICA-Atom em algumas instituições, nomeadamente no que diz respeito a:

-arquitetura de informação e parametrização do S.I.;
-migração dos registos;
-terminologia e classificação;
-comunicação com outros S.I., entre outros.

A estrutura delineada para esta Jornada prevê duas sessões plenárias, na abertura e encerramento, com âmbito mais genérico sobre a abordagem e novas tendências na adesão dos S.I. a programas de fonte aberta, esperando-se no final apresentar um conjunto de conclusões e recomendações a disseminar posteriormente pelos canais de comunicação da BAD. Durante o resto do dia, serão organizadas sessões de trabalho com os diversos tipos de serviços, esperando-se que os convidados apresentem os seus casos práticos na implementação destes sistemas de gestão de informação.

Consulte o programa desta jornada para mais informações.

 
A KEEP SOLUTIONS é o mais recente contribuidor do Fedora Commons Repository
 

Um mês depois se ter juntado à lista de contribuidores do Fedora Commons Repository, a KEEP SOLUTIONS já viu uma contribuição sua aceite pelos coordenadores do projeto, neste caso numa biblioteca de código cliente que permite comunicar com um repositório Fedora Commons 4 a partir de uma aplicação extern

O Fedora Commons é um repositório robusto, modular, open source, usado habitualmente para auxiliar os softwares que o usam nas tarefas de gestão e disseminação de conteúdo digital. Atualmente na versão 4, o software foi praticamente refeito para ter em conta as necessidades atuais a nível de robustez e escalabilidade, disponibilizando assim uma arquitetura orientada a objetos digitais, objetos esses tendencialmente hierárquicos, acessíveis através de uma interface REST (muitas outras integrações são possíveis) e descritos recorrendo a standards da Web Semântica como é o caso do RDF (Resource Description Framework).

Esta contribuição foi certamente a primeira de muitas, uma vez que a KEEP SOLUTIONS tem muito firme este compromisso de contribuição para a comunidade open source, sendo esse facto bem evidente noutros softwares como são o caso do Koha e do DSpace.

  Eventos        
 
 
Congresso de Humanidades Digitais em Portugal: Construir pontes e quebrar barreiras na era digital
 
8 e 9 de outubro de 2015
 
Debater o papel das Humanidades na academia e na sociedade é uma tendência de longa data. A confluência deste debate com o das transformações trazidas pela tecnologia digital também não é recente: não se pode falar de “novas tecnologias” para as Humanidades quando muitos investigadores recorrem ao digital há pelo menos quatro décadas.

Ler mais...
 
 
12º Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
 
21 a 23 de outubro de 2015
 
A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas organiza o 12º Congresso Nacional de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, em Évora, subordinado ao tema “Ligar. Transformar. Criar valor”.

Ler mais...
 
 
IV ENCONTRO CITCEM
 
5 a 7 novembro de 2015
 
O IV Encontro do CITCEM será realizado na FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) subordinado ao tema Cruzar Fronteiras: Ligar as Margens da HISTÓRIA AMBIENTAL e farão presença conferencistas como: Mauro Agnoletti (Universidade de Florença), Rudolf Brázdil (Universidade Masaryk) e José Augusto Pádua (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2015 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.