Outubro de 2016 | nº 88
tab@keep.pt | ISSN 1647-6115
 
Caso não consiga visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui.
Consultar números anteriores...
 
 
Repositório Digital da História da Educação disponível na Internet
 

A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) dispõe de um acervo documental de grande interesse para a História da Educação e Ciência, que pretende divulgar e tornar acessível aos estudiosos e público em geral.

O extenso acervo passível de integração no Repositório Digital da História da Educação implica um processo contínuo de disponibilização de conteúdos, à medida que vão sendo coligidos e tratados, abrangendo as seguintes áreas:

– Legislação sobre educação e ciência
– Edições do Ministério – acervo de material editado pelo Ministério e respetivos serviços ao longo do tempo
– Edições externas.

O Repositório já se encontra online a partir do seguinte endereço: http://repositorio-ec.sec-geral.mec.pt/

No sentido de auxiliar a recolha, a gestão e a recuperação deste valioso acervo, a SGEC escolheu o software weebox da KEEP SOLUTIONS para esta missão. Além disso, todos os serviços de instalação e configuração, migração de dados legados, formação e manutenção e suporte foram da responsabilidade desta empresa.

 
Dois manuscritos portugueses entram para a Memória do Mundo da UNESCO
 

Os manuscritos medievais portugueses Apocalipse de Lorvão, célebre pelas suas iluminuras, e o Comentário ao Apocalipse do Beato de Liébana foram inscritos esta semana como registos da Memória do Mundo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Os dois livros, guardados actualmente na Torre do Tombo e na Biblioteca Nacional, fazem parte de um conjunto de 11 manuscritos feitos na Península Ibérica a partir do Comentário do Apocalipse pelo Beato de Liébana.

Silvestre Lacerda, director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, afirma ao PÚBLICO que a inscrição dos dois manuscritos portugueses como registos da Memória do Mundo é um "reconhecimento do património arquivístico nacional" e contribui para a "internacionalização da cultura portuguesa".

A UNESCO diz no seu site que são "considerados os mais bonitos e originais produzidos pela civilização medieval ocidental". Os restantes documentos que também foram classificados pelas Nações Unidas são espanhóis.

Foi nas Astúrias do século VIII, tornada reduto contra a invasão muçulmana, que o padre Beato de Liébana escreveu em 786 o Comentário ao Apocalipse como uma interpretação do último livro do Novo Testamento — o Apocalipse, também conhecido como Apocalipse de S. João ou Livro da Revelação. Decidiu fazê-lo para que os cristãos comuns conseguissem entender a linguagem simbólica do texto. [...]

 
 
Ministro da Cultura: bibliotecas municipais com novos serviços e valências
 

O ministro da Cultura anunciou, no Porto, o reforço da rede de bibliotecas municipais para desenvolver "verdadeiras redes intermunicipais capazes de ir ao encontro das necessidades das populações", oferecendo novos serviços e valências.

"Aproveitando a oportunidade dada pelos fundos estruturais do Portugal 2020, queremos desenvolver verdadeiras redes intermunicipais capazes de ir ao encontro das necessidades das populações, oferecendo serviços e valências que mantenham vivas as bibliotecas", disse Luís Castro Mendes.

A intervenção que o Ministério da Cultura pretende fazer tem em conta "a análise dos indicadores estatísticos considerados mais relevantes para o efeito, nomeadamente utilizadores ativos, novos utentes, aquisições anuais e computadores com acesso à internet em 2015". [...]

 
Portugueses têm de ser conquistados para uso das bibliotecas públicas
 

"Na biblioteca não precisa de gastar um tostão! É um dos poucos locais a que as pessoas têm direito a recorrer, não é um favor que lhe estão a fazer, é dinheiro que vem dos seus impostos", disse Maria José Moura em entrevista à Lusa a propósito dos 30 anos da criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Em 1986, a pedido da então secretária de Estado da Cultura, Teresa Gouveia, Maria José Moura, da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Teresa Calçada, Pedro Vieira de Almeida e Joaquim Macedo Portilheiro, do antigo Instituto Português do Livro, criaram as bases de uma rede nacional de bibliotecas públicas municipais, que conta hoje com mais de 200 equipamentos, em todo o país. [...]

 
 
Ciência Aberta: website já disponível
 

No âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto, é disponibilizada publicamente a página Ciência Aberta http://www.ciencia-aberta.pt/ que reúne informação, iniciativas e conteúdos formativos.

Tem como público-alvo todos os agentes envolvidos no sistema científico nacional e a sociedade em geral. Na lógica dos princípios da Ciência Aberta este é um projeto colaborativo, em desenvolvimento, feito para a comunidade e com a comunidade.

 
DGLAB promove seminário sobre o Direito de Autor e as Bibliotecas Públicas
 

Atenta a este novo horizonte, a DGLAB pretende criar uma oportunidade de debate das questões e matérias emergentes, dando ocasião aos bibliotecários para, de um modo aberto, se proceder à análise dos assuntos relacionadas com este domínio de atividade, pelo que irá promover um Seminário relativo a esta temática, orientado por Nuno Gonçalves, técnico superior da DGLAB, consultor jurídico e ex-diretor do Gabinete do Direito de Autor do Ministério da Cultura, no dia 7 de novembro, na Torre do Tombo, destinado aos bibliotecários e outros profissionais das bibliotecas públicas.

  Eventos        
 
 
Ação de divulgação/sensibilização relativa à Lei-Quadro dos Museus Portugueses
 
07 de Novembro de 2016
 
Estão abertas inscrições para a ação de divulgação/sensibilização relativa à Lei-Quadro dos Museus Portugueses, que se realizará no Museu Nacional de Soares dos Reis. As inscrições, consideradas por ordem de chegada, terão 2 de novembro como data limite, até a um máximo de 15 participantes. A confirmação da admissão será comunicada aos próprios em 3 de novembro.

Ler mais...
 
 
Conferência "Gestão Documental: Utopia e Realidade"
 
8 de Novembro de 2016
 
A APDSI vai realizar no Auditório da Torre do Tombo, em Lisboa, a conferência "Gestão Documental: utopia e realidade", da responsabilidade do Grupo de Informação Documental (GID), que tem vindo a acompanhar as boas práticas da Gestão Documental.

Ler mais...
 
 
6.º Encontro de Bibliotecas de Barcelos
 
11 e 12 de Novembro de 2016
 
A Biblioteca Municipal de Barcelos e a RBEB – Rede de Bibliotecas de Barcelos convidam-no(a) a participar nos dias 11 e 12 de novembro, no 6º ENCONTRO DE BIBLIOTECAS DE BARCELOS "BIBLIOTECAS EM LINH@: LITERACIA, SUCESSO EDUCATIVO, INOVAÇÃO".

Ler mais...
     
Copyright © 2009-2016 KEEP SOLUTIONS, LDA. Todos os direitos reservados.
Se não pretender receber esta comunicação, clique [UNSUBSCRIBE] para ser removido da nossa base de dados.